Equilíbrio de poderes

Qual a diferença entre monarquia e república

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre monarquia e república
Imagem: npdiario.com

A monarquia e a república são dois regimes políticos muito distintos entre si. Ambos existem nos dias de hoje em diferentes países, sendo que no caso da monarquia ela varia entre absoluta e constitucional. Exemplos de países onde opera a República são mais do que onde opera a monarquia, do qual são exemplo a Bélgica, Espanha e Inglaterra. Entre a extensa lista de países republicanos está a Angola, Portugal, Brasil, França, entre outros. Para saber mais acerca destes regimes políticos e conhecer qual a diferença entre monarquia e república, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

A primeira grande diferença encontra-se na concentração do poder. No caso da monarquia, no caso de ser absoluta, o Rei concentra em si o poder executivo, legislativo e judicial, ou seja, é ele quem decide e toma todas as decisões. Em uma república quem lidera é o povo, representado por um líder político.

2

Outro aspeto que diferencia ambos os regimes políticos é a sucessão. No caso da monarquia o Rei é eleito de forma hereditária, ou seja, o poder passa de pai para filho, sem intervenção do povo. Numa República é o povo quem elege o seu representante.

Qual a diferença entre monarquia e república - Passo 2
3

A duração do mandato também é um dos aspetos que distingue a monarquia de uma república. Na primeira o monarca governa de forma vitalícia, havendo apenas um sucessor quando ele já não se encontra em condições de continuar, como invalidez ou em último caso a sua morte. Nos países republicanos o mandato dura alguns anos, geralmente quatro e, no final, o povo volta a escolher um novo representante ou o mesmo.

4

Numa monarquia o povo não tem qualquer tipo de opinião relativamente à forma como deve ser governado o país. Por outro lado, numa república ele tem direito e dever de participar na vida política. Assim sendo, a liberdade do povo é outro aspeto que distingue ambos os sistema políticos, permitindo ou não que este defina o seu destino.

Qual a diferença entre monarquia e república - Passo 4
5

No que se refere à educação do chefe de estado, no caso da monarquia ele é educado toda a sua vida para se tornar Rei e governar da melhor forma. O contrário acontece nas repúblicas, em que o governador é uma pessoa do povo, como tantas outras, que foi escolhido para exercer poder.

6

Conclusão de projetos. Este é um outro aspeto que distingue uma monarquia de uma república, apesar de não ser dos mais decisivos. Numa monarquia, devido ao fato do governador exercer o seu poder de forma vitalícia, tem todo o tempo disponível para pôr em prática seus projetos de governação. Numa república, o governador está limitado temporalmente a cumpri-los.

Qual a diferença entre monarquia e república - Passo 6
7

Oportunidade de mudança. Pessoas que vivem sob um regime de monarquia não têm a mesma oportunidade de ver o rumo do seu país mudar como acontece numa republica. Isto acontece por que o rei exerce o seu poder ao longo de várias décadas, mantendo o mesmo pensamento e forma de governar. Em países que vivem em uma república, a mudança tem hipótese de acontecer mais vezes, pois há oportunidade de mudar o chefe de estado com frequência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre monarquia e república, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
isabelly
qual e a comparação de republica e monarquia
Roberto Caetano
Muito tendencioso! Quer dizer que na Inglaterra e na Suécia o cidadão não tem liberdade política e civil e só na República isso existe? O Brasil e o Congo concordam já que são Repúblicas. Você devia ter falado das Monarquias Constitucionais (que são mais livres que qualquer República bem desenhada) e das Repúblicas autoritárias. Por isso seu texto foi tendencioso e só produz alienação por criticar somente um lado.
Fábio
Achei o texto tendencioso também. O aluno vai entender erroneamente que na monarquia não existe democracia.
Leh
Muito bom! me ajudou muito, obrigada e parabéns pelo seu trabalho bem exercido.
Sara Silva
Olá Leh, obrigada pelo seu comentário!
Anónimo
Falta de informação.
Sara Silva
Olá Anónimo, obrigada pelo seu comentário. Gostaríamos de saber que tipo de informação você considera que está faltando no artigo, de forma a podermos melhorá-lo.
Imagem: npdiario.com
1 de 4
Qual a diferença entre monarquia e república