Outros Idiomas

O que significa pagar o pato

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que significa pagar o pato

Pagar o pato é uma expressão muito comum na linguagem brasileira. Utilizada nas casas, nos bares, nos jornais e na política, essa expressão deve ser compreendida por qualquer falante da língua portuguesa. É claro que se você não sabe o significado de tal gíria, iremos te explicar nesse artigo desenvolvido por umComo. Por isso, fique atento ao artigo subsequente: O que significa pagar o pato. Continue lendo para saber mais, e é claro, para não pagar o pato!

Também lhe pode interessar: O que significa pagar peitinho

Passos a seguir:

1

O significado de pagar o pato é assumir a culpa de algo que você não fez. Por exemplo, se um copo se quebra na ausência do dono da casa durante uma reunião de amigos. Ele volta e pergunta "Vocês quebram e eu tenho que pagar o pato?", no caso, ele deve lidar com os custos e com a culpa de ter quebrado o copo.

2

A origem da palavra vem de um dos primeiros livros de piada do mundo. No século XV, o escritor Giovanni Poggio Bracciolini (imagem) escreveu "Facetiae", uma coleção de anedotas e histórias cômicas que contava com a história de um vendedor de patos que tentava vender um pato a uma mulher que não possuía dinheiro. Ela aceita fazer favores sexuais em troca do pato, mas após alguns encontros entre o vendedor e a moça, o marido dela paga o pato, sem saber, assumindo o preço do pato sendo que a culpa, na verdade, fosse da mulher que o trouxe para casa por sexo. Facetiae é descrito como o maior livro de piadas do renascimento europeu.

O que significa pagar o pato - Passo 2
3

Apesar de ter sua origem em um livro italiano muito conhecido no renascimento, a expressão pagar o pato só se popularizou em Portugal e no Brasil. As traduções que mais se adequam à gíria são "carry the can" (carregar a lixeira) e para o espanhol o equivalente é "cargar con el muerto", que significa carregar o morto. O que não se sabe é a razão para a expressão ter sido popularizada somente no Brasil e em Portugal, em vista de que deveria ter sido espalhada por toda a Europa.

4

Recentemente a campanha foi utilizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e pela FIESP (Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo) para criar um movimento anti-CPMF. Com a política de aumento de impostos do governo Dilma, a oposição política criou a campanha "Não Vou Pagar o Pato" e durante as manifestação pelo impeachment da presidente, diversos patos foram colocados em meio ao público.

O que significa pagar o pato - Passo 4
5

Bem, agora que você já conhece bastante coisa acerca da expressão pagar o pato, fique de olho para não acabar pagando um! Aprenda mais sobre as gírias e sobre as possibilidades de conhecimento da nossa língua. Fique atento para não cometer erros e também para entender mais o que as pessoas andam falando por aí, por isso, veja também os nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa pagar o pato, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
fernando aquino freire
PAGAR O PATO significa aceitar a não tributação das grandes fortunas. Somos patos.
1 de 3
O que significa pagar o pato