Outras culturas e seus costumes

O que representam as cores da bandeira da Irlanda

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que representam as cores da bandeira da Irlanda

A bandeira nacional da Irlanda é composta por três listas verticais. À esquerda o verde, no centro o branco e uma lista laranja do lado direito. Não existem significados oficiais, mas várias declarações não-oficiais e a própria história do país fazem com que sejam atribuídos diferentes significados às três cores. Juntas e relacionadas elas representam a luta mais marcante deste país e a procura da paz. Em umComo contamos-lhe o que representam as cores da bandeira da Irlanda.

Índice

  1. A origem da bandeira
  2. O significado das cores
  3. Irlanda do Norte

A origem da bandeira

Na Irlanda a luta pela independência foi dura e ainda não é um assunto fechado. A bandeira da Irlanda simboliza a unidade e o nacionalismo. O branco une e mistura duas facções culturais, o verde e o laranja, sob uma única bandeira. Este formato tricolor foi introduzido em 1848, na estratégia revolucionária para o país alcançar a sua independência. Ele só apareceu mais de cinquenta anos depois e foi em 1919 que a bandeira verde, branca e laranja, que hoje conhecemos, foi adotada como bandeira oficial da República da Irlanda.

O significado das cores

O verde na bandeira é a cor que está mais perto do mastro. Ele representa o povo da Irlanda, sobretudo a parte católica. Esta cor simboliza a luta pela independência do país, tendo sido associada a este desde sempre. O verde representa o elemento mais antigo da tradição gaélica e o republicanismo.

O laranja representa o outro lado do povo, a minoria dos protestantes, mais comuns na Irlanda do Norte. O laranja é associado a este lado do povo em homenagem a Guilherme de Orange. Ele que governou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, em finais do século XVII, e que conseguiu derrotar o rei católico, feito esse que ainda é comemorado anualmente pelos irlandeses.

O branco na bandeira significa paz, tranquilidade e inocência. Está entre as outras duas cores como simbolismo da unidade. A junção de católicos e protestantes, formando uma relação de harmonia frutífera. O branco é a esperança de uma trégua duradoura entre as cores que separa.

Irlanda do Norte

Apesar dos esforços que se tem feito para que o significado do branco se torne real, a Irlanda do Norte continua partilhada, estando equilibrada entre a República da Irlanda e o Reino Unido. A Irlanda do Norte, que se localiza onde o nome sugere, ainda é dividida com o Reino Unido. Ela não usa a bandeira tricolor e não tem nenhuma bandeira oficial.

Desde 1972 que a Irlanda do Norte usa a bandeira do Reino Unido. Até esta altura no norte da Irlanda se utilizava o Estandarte do Ulster, bandeira oficial do governo daquela época. Apesar de não ser oficial, esta bandeira é ainda hoje utilizada para representar a nação em termos esportivos.

O que representam as cores da bandeira da Irlanda - Irlanda do Norte

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que representam as cores da bandeira da Irlanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que representam as cores da bandeira da Irlanda