Ingressar no exército

O que fazer se perder a data de alistamento militar

O que fazer se perder a data de alistamento militar
Imagem: sounoticia.com.br

O alistamento militar é uma ação obrigatória para todo jovem brasileiro, do sexo masculino, e deve ocorrer no ano em que completará ou já completou 18 anos de idade. A inscrição pode ser realizada no dia 1º de Janeiro até o último dia útil do mês de Junho. Na junta militar mais próxima da residência do jovem.

No entanto, existem - além de inúmeras regrinhas e burocracias do processo - consequências caso alguém atrase o alistamento, uma delas é a multa que se paga. Para além disso, neste artigo de umComo, explicaremos pormenorizadamente o que fazer se perder a data de alistamento militar.

Também lhe pode interessar: O que é uma bomba de hidrogênio
Passos a seguir:
1

Se você perdeu a data de alistamento militar, em primeiro lugar, verifique se você possui os documentos necessários para fazer o alistamento, tal como o RG, CPF e comprovante de residência.

2

Com os documentos em ordem, vá o quanto antes para a junta militar mais próxima da sua casa. Esta regra é a mesma para o alistamento dentro do prazo. A junta militar é um órgão pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura de seu Município.

3

O valor de pagamento para a multa gira em torno de R$:1,38 mais a taxa cobrada pelo banco. É gerado um boleto, com a multa, que pode ser pago em bancos como o Bradesco, por exemplo. O pagamento pode ser efetuado das 9h às 16h durante dias de semana.

4

Dizem que este valor não é fixo e ele cresce de acordo com o tempo, no entanto, eu mesmo perdi a data de alistamento militar quando fiz dezoito anos, recorri após alguns meses de atraso e paguei os mesmos 1,38 reais.

5

Se você pretende ingressar no exército, o atraso no alistamento pode ser um problema. Eles dificilmente aceitar-te-ão caso você se esqueça do prazo, ainda mais se o atraso ultrapassa o dia de jurar a bandeira. Caso você não esteja afim de servir ao exército, como foi o meu caso, o atraso pode trazer boas notícias, como a dispensa dos serviços militares.

6

Este artigo é válido para os serviços militares brasileiros. Caso você seja português ou meramente curioso, não deixe de ler O que acontece se eu faltar no dia da Defesa Nacional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se perder a data de alistamento militar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • A data do alistamento militar é de cerca de seis meses, vale a pena realizá-lo antes de que chegue ao seu fim, para evitar dores de cabeça e burocracias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
tonizete garcia de morais
meu local alistamento
A sua avaliação:
joao marcus
por favor , quando se perde a data do alistamento, apos ter pago a taxa é possivel pegar o protocolo com o numero da rreservista, pois preciso para registrar carteira.
tonizete garcia de morais
17/01 /2020
Imagem: sounoticia.com.br
O que fazer se perder a data de alistamento militar