A cultura brasileira

O que é folclore

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 21 dezembro 2017
O que é folclore
Imagem: bruxinhaalegre.blogspot.pt

O folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares, como mitos, lendas, costumes, provérbios, que são passados de geração em geração. A palavra folclore deriva do inglês folklore, em que folk significa povo e lore conhecimento. No Brasil, o dia do folclore é comemorado a dia 22 de Agosto, com festas e eventos. Para conhecermos a história de um determinado povo, país ou região precisamos de conhecer o seu folclore, ou seja, a sua cultura, as suas tradições. O folclore é bastante diferente em muitas regiões do Brasil, visto que este foi resultado da união da cultura de três povos, o europeu, africano e o ameríndio. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é folclore.

Também lhe pode interessar: O que é Maracatu

Índice

  1. Lendas e mitos
  2. Festas populares
  3. Provérbios
  4. Música e dança
  5. Cantigas de roda

Lendas e mitos

O folclore não é uma ciência estática, pelo contrário, para além de procurar as tradições do passado, ele está atento às transformações do presente. No Brasil, o folclore é bastante rico e apresenta uma grande variedade de manifestações culturais. Uma das lendas é a mula sem cabeça conta que uma mulher teve um romance com um padre e, como castigo todas as noites de quinta para sexta-feira ficava transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar. Um mito que também está presente em várias regiões do mundo é o do lobisomem. Este mito diz que um homem foi atacado por um lobo em noite de lua cheia, desenvolvendo a capacidade de se transformar em lobo nas noites de lua cheia. Outra lenda também bastante conhecida é a do Saci-Pererê, que conta que um menino negro, de apenas uma perna, com cachimbo e um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos, vive fazendo travessuras. Outras lendas e mitos também conhecidos são o Gralha azul, Cuca, Negrinho do pastoreio, Procissão das almas, Mão de cabelo, Curupira, Bicho-papão.

O que é folclore - Lendas e mitos
Imagem: gartic.uol.com.br

Festas populares

Algumas das festas populares no Brasil são:

  • Festa do Divino, esta festa é composta por missas, novenas, procissões e fogo de artifício. Estas comemorações ocorrem em Julho, em Piracicaba, no interior de São Paulo.
  • Cavalhada, é um folguedo onde participam cavaleiros divididos em grupos, prestando homenagem aos homens europeus da Idade Média, que se exibiam em cavalos. Esta festa acontece em Alagoas, mas nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo as versões são diferentes.
  • Carnaval, chamado antigamente de 'entrudo', onde a água, a farinha de trigo e o polvilho eram a alegria de toda a gente. Hoje em dia, é uma das festas mais populares do país, onde se organizam desfiles pelas ruas do Rio de Janeiro, cantando e dançando samba. Nesta altura, muitos estrangeiros visitam o país só para verem o carnaval brasileiro.
  • Festas Juninas, celebram-se em Junho e escolas, ruas e praças são decoradas com bandeirinhas, barracas e fogueiras para as festas dedicadas a São João, Santo António e São Pedro.
O que é folclore - Festas populares
Imagem: passeiosnorio.com

Provérbios

De seguida, mostramos-lhe algumas frases populares ou expressões populares utilizadas no Brasil:

  • Memória de elefante; como o elefante se lembra de tudo o que aprende, costuma-se dizer este provérbio às pessoas que se lembram de tudo.
  • Acordar com as galinhas; utiliza-se esta expressão quando se acorda muito cedo.
  • Cada macaca no seu galho; significa cada pessoa no seu lugar.
  • Andorinha só, não faz Verão; por vezes uma pessoa sozinha não resolve o problema.
  • Dar nó em pingo d'água; ter a capacidade de superar todas as dificuldades.

Música e dança

De seguida, mostramos-lhe algumas das danças e gêneros musicais brasileiros:

  • Maracatu, ritmo musical afro-brasileiro.
  • Pau-de-fita, dança coreografada originária da Europa.
  • Xaxado, dança popular originada nas regiões do Agreste e do Sertão do estado de Pernambuco.
  • Samba, gênero musical do qual deriva um tipo de dança.
  • Frevo, ritmo musical e dança de rua e de salão.
  • Xote, ritmo musical.
  • Congada, representa a luta entre dois grupos, os cristãos com os mouros e os muçulmanos, onde marcham, cantam e simulam uma disputa com espadas, imitando uma guerra que termina com a derrota dos mouros.

Cantigas de roda

Algumas cantigas de roda conhecidas são:

  • Escravos de Jó;
  • O Cravo e a Rosa;
  • Atirei o pau no gato;
  • Sapo cururu.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer as melhores brincadeiras folclóricas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é folclore, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rey
ôh meu Deus, quanta saudade me deu. Meu nordeste, minha infância, minhas muitas alegrias e brincadeiras. Que Deus (O Senhor Jesus) volte logo e transforme toda a terra como uma cantiga de roda, um circulo de amor e paz apenas com o intuito de amar e ser feliz. Maranata. Ora vem Senhor Jesus.
Imagem: bruxinhaalegre.blogspot.pt
Imagem: gartic.uol.com.br
Imagem: passeiosnorio.com
1 de 3
O que é folclore