Gravidez saudável

Grávida pode fazer musculação?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 15 abril 2021
Grávida pode fazer musculação?
Imagem: malharbem.com.br

Os exercícios físicos são importantes ao longo de toda a vida, inclusive, durante a gestação. Mesmo sabendo disso, ainda existe para muitas mulheres a dúvida: grávida pode fazer musculação? Veja qual é a resposta para essa pergunta e como se exercitar corretamente ao longo dos nove meses de gestação com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Grávida pode menstruar?

Musculação X gravidez

É bem provável que você já tenha ouvido a famosa frase que "gravidez não é doença" e, por isso, a mulher não precisa mudar completamente a sua vida quando inicia uma gestação. Porém, é preciso se adaptar às novas condições do seu corpo e isso se refere às inúmeras atividades do dia a dia. Com os exercícios físicos funciona da mesma forma. Ou seja, a mulher grávida pode fazer musculação, desde que tenha os cuidados necessários. Assim como os demais exercícios, entretanto, a gestante só poderá realizá-los se não houver restrição médica.

Há casos de gravidez de risco e para essas situações o recomendado é muito repouso. Excluindo esses episódios, em geral, as mulheres podem e devem fazer atividades físicas. Se a gestante já fazia musculação antes da gravidez é ainda mais recomendado que ela mantenha a atividade, enquanto isso, as mulheres que estavam sedentárias antes o mais recomendado é apostar nos exercícios mais leves, entre eles, caminhadas, yoga e hidroginástica.

No entanto, a todas elas vale o mesmo conselho: além do médico ter liberado a atividade, é preciso que tenham o acompanhamento de um profissional capacitado a orientar os exercícios das gestantes. No caso da musculação, é importante que a mulher evite os movimentos que possam pressionar o abdômen, da mesma forma não devem levantar muito peso, o que vai sobrecarregar ainda mais os seus ombros, joelhos, tornozelos, coluna e assoalho pélvico, que já estão sobrecarregados devido ao peso extra da gravidez. Também devem ser evitadas as posições em que a barriga fica para baixo.

Grávida pode fazer musculação? - Musculação X gravidez
Imagem: zerohora.clicrbs.com.br

Como fazer musculação durante a gestação

O problema em sobrecarregar as partes do corpo é que vai causar mais dor, as quais são comuns ao longo dos nove meses. Já o assolho pélvico sobrecarregado pode causar lesões dos ligamentos e dos tecidos moles e até mesmo atrapalhar o parto ou provocar um parto prematuro. Na medida certa e do jeito correto, aliás, a musculação oferece muitas vantagens para as gestantes, como diminuir o inchaço comum nas pernas, uma vez que ocorre uma melhora da circulação sanguínea e linfática.

A musculação também permite às articulações se fortalecerem, o que vai ajudar o corpo a carregar o peso extra e evitar dores na região lombar e na coluna. Quando feita corretamente, a musculação pode ainda fortalecer a região da pelve, bem como o abdômen e o diafragma, os quais são muito utilizados ao longo da gestação e no parto. Para evitar problemas ao fazer os exercícios, entretanto, valem os mesmos cuidados que sempre se deve ter, estando ou não grávida. Entre eles, fazer um bom alongamento antes de iniciar qualquer exercício físico, inclusive, na parte interna das coxas, lombar e peitorais.

Aproveite e confira também a resposta a estas dúvidas comuns durante a gravidez:

Grávida pode fazer musculação? - Como fazer musculação durante a gestação
Imagem: fitpregnancy.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Grávida pode fazer musculação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: malharbem.com.br
Imagem: zerohora.clicrbs.com.br
Imagem: fitpregnancy.com
1 de 3
Grávida pode fazer musculação?