A cultura brasileira

Como surgiu o dia do Saci

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como surgiu o dia do Saci
Imagem: turmadoleleco.com.br

Saci Pererê é um dos personagens que fazem parte do folclore brasileiro. Saci era um menino negro com apenas uma perna que vivia fazendo travessuras pelas casas e floresta. Os elementos que o caracterizavam eram o seu gorro vermelho e um cachimbo. Na região interior do Brasil, a crença neste personagem é ainda muito forte. E foi criado até um dia em homenagem a esse menino, o dia 31 de Outubro, que coincide com o Dia das Bruxas. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como surgiu o dia do Saci.

Também lhe pode interessar: Como surgiu o frevo

Índice

  1. Origem
  2. Características de Saci
  3. Dia do Saci

Origem

O personagem surgiu no final do século XVIII entre os povos indígenas da região sul do Brasil. Nessa altura, Saci era indígena, travesso e defensor da floresta, mas com o passar dos anos e ao viajar para o norte do país o personagem foi sofrendo alterações por escravos brasileiros. Assim, Saci que antes era indígeno tornou-se em um menino negro que perdeu uma perna e vivia fumando o seu cachimbo, um hábito muito comum entre os escravos. Há quem diga até que Saci cortou uma das pernas, porque preferia ser um perneta livre do que escravo com duas pernas.

Características de Saci

Apesar das inúmeras modificações que o personagem foi sofrendo ao longo dos anos, existem algumas características que estão mais presentes nas descrições de Saci Pererê. Saci é caracterizado como um menino muito divertido e virado para a brincadeira que vivia fazendo travessuras pelas casas e floresta. As suas travessuras preferidas eram assustar viajantes que passavam pela floresta, esconder objetos das casas, principalmente brinquedos das crianças, soltar os animais dos currais e fazer tranças nas crinas dos cavalos. O seu gorro vermelho dava-lhe poderes mágicos, como aparecer e desaparecer. Girava em torno de si criando um redemoinho e era um ótimo conhecedor das ervas da floresta.

Como surgiu o dia do Saci - Características de Saci
Imagem: escolakids.com

Dia do Saci

Em 2005 foi criado o Dia do Saci, a 31 de Outubro, como forma de valorizar mais o folclore brasileiro e diminuir a influência da cultura norte-americana no país. O Dia do Saci surgiu para diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, preservando assim a cultura brasileira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o dia do Saci, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: turmadoleleco.com.br
Imagem: escolakids.com
1 de 2
Como surgiu o dia do Saci