Biologia dos Ecossistemas

Como se reproduzem as plantas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se reproduzem as plantas

As plantas são organismos vivos com ciclos de reprodução complexos e extravagantes que podem ocorrer sem fecundação ou de forma vegetativa. Estes seres abundantes e imprescindíveis na vida do homem proporcionam oxigênio e permitem criar múltiplos usos a partir delas.

Têm órgãos de reprodução e um ciclo de vida fascinante para todos os amantes da natureza. Gosta da vida vegetal? Sabe algo sobre a polinização? Em umComo.com.br vamos explicar como se reproduzem as plantas e vamos fornecer alguns dados interessantes a respeito destes organismos da terra.

Também lhe pode interessar: Como se reproduzem os fungos

Índice

  1. Desenvolvimento das plantas
  2. Os animais polinizadores
  3. Reprodução das plantas

Desenvolvimento das plantas

As plantas têm um modelo de desenvolvimento complexo, contêm milhares de células microscópicas e cada uma com uma função, como caules, raízes e órgãos de reprodução.

Existem mais de 300 mil espécies de plantas, das quais a maioria é floral, sendo esta a que produz sementes. A flor produz dois tipos de gametófitos, masculinos e femininos, o gametófito feminino surge de uma célula dentro do óvulo, uma pequena estrutura dentro do ovário da flor.

O ovário é uma estrutura maior dentro da flor que contém e protege, em geral, muitos óvulos. As plantas com flores são as únicas em que seus óvulos estão totalmente presos no ovário.

Sua reprodução começa com a polinização, que pode ocorrer com a ajuda dos insetos ou viajando pelo vento levando o pólen de umas flores para as outras, fazendo com que quando o pólen de uma flor masculina se encontre com uma feminina se produzam as sementes.

Algumas flores são polinizadas à noite, especialmente por borboletas, morcegos ou moscas.

Como se reproduzem as plantas - Desenvolvimento das plantas

Os animais polinizadores

Cada flor pode ter polinizadores, desde o pequeno colibri, um dos polinizadores mais comuns nas plantas na América, formado por um bico longo para chegar ao néctar das flores. Além disso, existem outros animais como besouros ou abelhas que polinizam flores coloridas, especialmente aquelas de cor amarela, roxa, azul ou branca, sentindo-se atraídos pelo cheiro das mesmas, um cheiro que pode ser repulsivo para o olfato do homem. Algumas flores também são polinizadas à noite, especialmente por borboletas, morcegos ou moscas.

Como se reproduzem as plantas - Os animais polinizadores

Reprodução das plantas

As plantas possuem diversos mecanismos para garantir a sua descendência: a reprodução sexuada, que ocorre pela fusão dos gametas (células sexuais) e a reprodução assexuada, sem a fusão de gametas.

Os resultados da reprodução sexuada são plantas geneticamente diferentes de seus pais. A descendência assexuada, pelo contrário, obtém plantas geneticamente idênticas, exceto pela mutação.

Para que a fusão sexuada ocorra, o grão de pólen deve ser transportado para o estigma, que é uma plataforma receptiva na parte superior do estilo, uma extensão alongada na parte superior do carpelo onde o grão de pólen germina.

Continue navegando em umComo.com.br para conhecer a reprodução de espécies específicas. Para isso, convidamos você a ler os nossos artigos sobre como se reproduzem os cravos ou como se reproduzem os animais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se reproduzem as plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como se reproduzem as plantas