Aprender a escrever

Como se escreve sobrinha ou subrinha

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve sobrinha ou subrinha

A língua portuguesa pode ser difícil em alguns momentos. Algumas palavras criam dúvidas de ortografia na nossa cabeça e ficamos sem saber que letras usar para escrever determinada palavra de forma correta. Isso é normal, e muita gente partilha as mesmas dúvidas que você. Para acabar com essas questões de língua portuguesa e não voltar a errar na escrita, o Professor umComo ensina como se escreve sobrinha ou subrinha. Se tem essa questão, continue lendo e não volte a fazer feio na hora de escrever.

Também lhe pode interessar: Como se escreve vez ou vês
Passos a seguir:
1

Significado

Antes de saber como se escreve sobrinha ou subrinha, é importante conhecer o significado dessa expressão. A palavra é usada para designar a relação de parentesco da filha de um irmão ou irmã. Assim, se você tem um irmão ou irmã e um deles tiver uma filha, ela será sua sobrinha. Caso o bebê seja um menino, ele será seu sobrinho.

2

Como escreve?

Esse substantivo usado para designar a filha do irmão ou da irmã (relativamente ao irmão ou irmã dos pais da pessoa designada, chamado(a) de tio ou tia) é escrito com "O": sobrinha. A palavra "subrinha", com "u", não existe e não deve ser usada em tempo algum.

3

Exemplos da palavra "sobrinha"

  • Ontem nasceu minha sobrinha.
  • Tenho de comprar um presente para sua sobrinha.
  • Vi minha sobrinha ontem, brincando no parque.
4

Confusões

Por vezes, a palavra "sobrinha" é ainda confundida com a expressão "sombrinha", substantivo usado para designar um guarda-chuva ou um chapéu semelhante (um aramado suportado por uma haste que sustenta uma tela feita de plástico ou tecido) que protege a pessoa do sol, providenciado uma pequena sombra: "sombrinha".

5

Conclusão

Para designar a filha do seu irmão ou irmã, sempre use a forma correta da grafia: sobrinha. A palavra "subrinha" não existe e a palavra "sombrinha" é apenas um guarda-chuva!

6

Agora que já sabe como se escreve sobrinha ou subrinha, dê uma olhada nesses artigos de ortografia portuguesa do Professor umComo e esclareça outras questões:

Como se escreve chuchu ou xuxu

Como se escreve de novo ou denovo

Como se escreve atrás ou atraz

Se restar alguma dúvida, deixe sua questão na caixa de comentários. Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve sobrinha ou subrinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se escreve sobrinha ou subrinha