Aprender a escrever

Como se escreve autoestima ou auto-estima

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como se escreve autoestima ou auto-estima

A língua portuguesa é bela, mas complexa. Por vezes, surgem dúvidas em relação à formação das palavras e à sua grafia correta. Com a entrada do Novo Acordo Ortográfico, muitas regras de junção de palavras foram alteradas, sendo que agora é difícil determinar qual a forma certa de escrever. Mas afinal, como se escreve autoestima ou auto-estima? A colocação ou não colocação do hífen é uma das dúvidas mais comuns em variadíssimas expressões. Para esclarecer esta dúvida e conhecer a regra que pode ser aplicada noutras possíveis questões, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como se escreve para eu ou para mim

Passos a seguir:

1

Significado

Antes de percebermos como se escreve autoestima ou auto-estima, devemos entender o sentido da palavra para conseguir usá-la corretamente no contexto certo.

Esta expressão é usada quando nos referimos ao ato de uma pessoa se valorizar a si mesma, tendo confiança e orgulho nas suas características, qualidades e maneira de ser. É sinônimo de amor-próprio, honradez, honra, dignidade e orgulho.

2

Formação

A palavra é formada por uma derivação prefixal. Isto significa que é acrescentado um prefixo a uma palavra que já existe, alterando o seu sentido.

Nesta situação, o prefixo auto é colocado antes do substantivo estima: auto + estima. O prefixo auto tem origem na expressão grega autós e significa a si próprio ou a si mesmo.

3

Novo Acordo Ortográfico

Segundo as novas regras de ortografia estipuladas no Novo Acordo Ortográfico, em vigor a partir de 2016,os casos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com vogal diferente, as duas formas devem ser aglutinadas sem uso de hífen.

A forma correta é, dessa forma, autoestima. O uso da expressão auto-estima, aceite até ao final de 2015, é agora substituído pela nova versão não hifenizada.

Assim, só quando o prefixo termina com a mesma letra que a segunda palavra ou quando a mesma termina com "h" é que se utiliza o hífen. Confira os exemplos:

  • Autoconhecimento
  • Autoavaliação
  • Autoajuda
  • Autoimagem
  • Autoescola
  • Auto-observação
  • Auto-higiene

Nota: Nos casos em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa por "r" ou "s", a consoante deve ser duplicada. As palavras autorretrato e autossuficiência são bons exemplos da regra.

4

Exemplos do uso da palavra autoestima

  • Não são seus comentários que vão abalar minha autoestima.
  • Se você não tivesse fraca autoestima, a sua opinião seria mais valorizada.
  • Temos de levantar essa autoestima.
5

Agora que já sabe como se escreve autoestima ou auto-estima, dê uma olhada nesses artigos sobre o nosso idioma e esclareça outras dúvidas:

Como se escreve online ou on-line

Como se escreve mecher ou mexer

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve autoestima ou auto-estima, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se escreve autoestima ou auto-estima