Boas maneiras

Como saber se você fala demais

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 agosto 2017
Como saber se você fala demais

Muitas pessoas têm o hábito de gostarem de falar, o que nem sempre significa conversar, já que monopolizam o bate-papo. Por isso mesmo, estão mais propensas também a falar o que não devem, o que pode causar alguns transtornos. Por isso, é importante aprender a controlar o impulso de não fechar a boca. Mas como saber se você fala demais? Confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto e que vão ajudar você a avaliar se é uma pessoa tagarela.

Também lhe pode interessar: Expressões racistas

Passos a seguir:

1

Existem pessoas que gostam de falar e, por isso, correm o risco de falar demais literalmente, no sentindo de incomodarem os outros, porque não dão uma folga aos ouvidos. Há também quem fala demais no sentido de dizer o que não deve, sendo que ambos os comportamentos costumam estar associados e assim quem tagarela todo dia também pode comentar aquilo que deveria ser um segredo ou que apenas é inconveniente. Mas como saber se você fala demais?

Como saber se você fala demais - Passo 1
2

Em geral, as pessoas tagarelas não sabem que estão incomodando ou sendo inconvenientes, mas alguns sinais que os outros transmitem enquanto ouvem você podem demonstrar a sua inconveniência ou chatice mesmo. Um exemplo é quando o interlocutor, depois de alguns minutos ouvindo você, fecha a cara, cruza os braços ou mesmo olha para os lados. Esses são sinais típicos de que você está sendo chato(a). Se as suas conversas terminam com a outra pessoa dizendo que tem que ir embora é mais um sinal que você está falando exaustivamente.

3

Pense também o quanto você tem aprendido ao ouvir outras pessoas, se você não se lembrar de nada, então, é porque está monopolizando a conversa e não deixando espaços para que mais ninguém fale. Outro sinal claro de que você anda tagarelando é quando os outros não terminam as frases porque você não para de interrompê-los. Quando alguma coisa dessas acontece com frequência, é bom avaliar a si próprio, já que os tagarelas também costumam se deparar com outras situações típicas.

4

Você pode se enquadrar em uma pessoa que fala demais quando percebe que pensar e falar representa basicamente a mesma coisa, quando não consegue ficar em silêncio, tem a necessidade de compartilhar os acontecimentos do seu dia com os amigos, bem como despejar sobre os outros os seus pensamentos e, depois, experimenta um grande alívio, mesmo que não se tratasse de um assunto grave. Além disso, não raro você percebe que está repetindo assuntos com as mesmas pessoas e que só fecha a matraca quando está comendo ou quando está com sono.

Como saber se você fala demais - Passo 4
5

Outro indício de que você fala demais é quando não consegue ver um filme sem comentar cada cena e que ao fazer perguntas costuma respondê-las também. Além disso, tem percebido que anda falando sozinho(a) e já ouviu mais de uma vez alguém dizer “você tem resposta para tudo!?”. Você já notou ainda como é difícil contar uma história de modo resumido e que costuma aumentar o som da sua voz ao falar.

6

Existem graus diferentes de tagarelice, mas eles costumam ser mais graves e devem ser controlados sempre que você dá um fora, dizendo o que não deveria, magoando as pessoas ou mesmo irritando-as e até contando segredos alheios. Se você não se controlar, daqui a pouco, se já não tiver acontecendo, as pessoas vão começar a se afastar, porque ninguém mais o(a) aguenta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se você fala demais, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se você fala demais