Abuso de Crianças

Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

O abuso sexual infantil é um dos problemas mais graves que temos na nossa sociedade. Os meninos/as vítimas destas situações, por várias razões, não costumam informar sobre o que está acontecendo, por isso, é importante estar atento perante qualquer sinal que nos possa indicar que uma criança está a sofrer de abuso sexual. Esta situação gera na criança, uma serie de comportamentos e reações que não são próprias da sua idade, inclusivamente as consequências psicológicas que este problema acarreta, são ainda mais graves. Portanto, é necessário que se uma criança tiver sido vítima de qualquer tipo de abuso, seja tratada por um especialista o mais rápido possível. A seguir, apresentamos-lhe, como saber se uma criança foi abusada sexualmente.

Passos a seguir:
1

Lesões visíveis. Tem a ver com todas as marcas visíveis, que nem sempre são evidentes. A criança pode ter dificuldade em caminhar ou sentar-se, pode apresentar hematomas, mordidas e inclusivamente infecções nas zonas genitais. Em alguns casos, aparecem rasgões nas roupas, sangue na roupa interior, etc.

2

Comportamentos. Têm comportamentos regressivos que são típicos de crianças mais pequenas, como por exemplo não ter controlo do esfíncter. Também é comum que o seu rendimento escolar baixe consideravelmente e que tenha comportamentos agressivos e de hiperatividade.

3

Vida quotidiana. Cada vez começa a ser mais frequente as dificuldades para conciliar o sono, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia), e ataques de choro repentinos sem motivo aparente. Evita ficar sozinho, pede a um adulto ou a alguém de confiança que fique com ele todo o tempo.

4

Aspetos emocionais. Há uma mudança drástica no seu humor, geralmente caracteriza-se por um retraimento, mas de vez em quando aparecem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas, há um notável aumento de ansiedade e manifesta traços de baixa autoestima.

5

Comportamentos sexuais. Têm conhecimentos e comportamentos sexuais inadequados para a sua idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar em jogos que têm referencia a atividades sexuais. Também costumam vestir uma quantidade de roupa excessiva para sair de casa ou dentro de casa, como forma de dificultar o abuso.

6

Comportamentos destrutivos. Podem ter comportamentos violentos contra si mesmos, gerando todo o tipo de lesões inclusivamente em alguns casos, estas crianças tiveram ideias ou comportamentos suicidas.

7

Relações interpessoais. Têm dificuldade para se relacionarem com crianças da sua idade. Muitas vezes, negam-se a visitar familiares ou amigos da família. Tendem a afastar-se dos seus amigos e familiares. Veja também o nosso artigo sobre como tratar uma criança vítima de abuso sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se suspeita que uma criança está sendo abusada, fale com ela e consulte urgentemente um especialista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
67 comentários
ELIZA OLIVEIRA SANTOS PORTELA
BOA NOITE ESTOU FAZENDO ESTAGIO NA LICENCIATURA DA PEDAGOGIA , E ESTOU COM UM ALUNO QUE O COMPORTAMENTO MUDOU ELE ESTA AGRESSIVO, ESTOU SABENDO QUE ELE FOI BULIDO PELO PAI E HOJE MORA NA CASA DE UMA TIA .QUERO AJUDAR COMO DEVO PROCEDER. E MAS DOIS QUE NÃO TEM OPÇÃO DE SUA SEXUALIDADE. AGUARDO RESPOSTA. CONTO COM A DESCRIÇÃO JA FIZ MINHA PÓS EM PSICOPEDAGOGIA E SOU PSICANALISTA VENHO FAZENDO ATENDIMENTO ANALÍTICO COM ESSAS CRIANÇAS.
ELIZA PORTELA
DELZANIRA JUSTA DA SILVA
Ola, boa noite! muito interessante, pois trabalho em um Serviço de Acolhimento infantil, e me deparo sempre com esse tipo de violação de direitos.
SANDRA
MINHA FILHA MUDOU MUITO NA ESCOLA E COMEÇOU A FAZER C OCO NA ROUPA ? O Q UE FAÇO???
thiago
bote fraudas e tente entender o que ela ta fazendo ... vai ser visual o seu estudo...
Anonimo
Eu suspeito que minha sobrinha bebezinha esteja sofrendo abuso sexual por parte de outros individuos e que o pai da bebezinha a entrega para os moderadores aqui perto de casa.
Editor umComo.com.br
Oi! Nesse caos, você deve encaminhar sua preocupação para a polícia para que a criança tenha o apoio necessário.
A sua avaliação:
Andrea Gonçalves
Boa tarde ... tenho uma priminha e estou muito preocupada, os país dela são separados e a mãe mora com várias pessoas. Mãe , irmã e de vez em quando vão os namorados delas lá . Ela tem 18 meses e não deixa trocar a fralda de jeito nenhum , grita muito , e qnd pegamos pra trocar ela vira a cara pro lado e nem olha pra nossa cara , parece q está morta . Estou desesperada, tem diarreias constantes .
Carla Silveira Gonçalves
Oi meu nome é Carla e tenho uma filha de 2 anos e meio e ela diz que o papai faz dodoi na pepeca....me apavorei e levei ela no médico e ele disse que não havia nada de estranho na perereca dela....pergunto "papai faz dodoi? E ela diz q sim pergunto onde ele bota a mão na perereca, aí pergunto denovo ela põe a mão na cabeça e no braço entre outros lugares e agora o que fazer será mentira ou verdade....brinco de bater no pai dela quando ela diz q ele bateu nela de mentirinha, será que tem haver o que eu faço mas ela é grudada no pai dela mas não pede pra mim sair de perto nem nada...por favor me ajudem.
thais
oi... hoje eu passei pela mesma situação! ! minha filha disse que o papai machuca e q doi muito... Estou totalmente perdida. Falei com o pai dela... vou levar ela na pediatra logo mais... mas oq fazer??
Moacir eduardo da fonseca
Ficamos sabendo através de um desenho
Raquell
Gente minha filha de um ano.seis meses esta sempre assada e sempre fica mexendo na pepeca quando vou limpa ela rir e sente coscar parece ser bom ... e doe quando vou limpa.
MARIA MONICA DE FIGUEIREDO
Hoje tenho 56 anos ,fui abusada por um menino de 15 anos eu tinha 11 anos ele era obcecado por mim apesar de não lembrar de nada, hoje a 7 meses encontrei esse homem hoje com 60 anos guardei isto comigo 45 anos e ele após esse encontro tive que descobri porque não lembrava com força e coragem sai com ele mas dessa vez precisava ter a certeza e ele diz com o maior cinismo que fazia sexo comigo ai eu pergunto como se nen brincava com ele na época era um menino insignificante como ele conseguiu, depois do abuso o meu irmão descobriu e perguntou o que ele estava fazendo comendo sua irmã ai ele parou o que faço agora que descobri e esse homem eu fiquei cara a cara.
Lu
Sei o que vc passou; também passei. Te pergunto. Vai trazer de volta sua integridade sexual? Vai sair o ódio, o vazio, a indignação? E tirar o fantasma da angústia, do trauma, e secar as lágrimas das lembranças??? Não... Não... Não e não..., Então a única coisa a se fazer é SEGUIR EM FRENTE. E entregar uma carta dizendo tudo o QUE Ele te causou.... Mas que Você foi mais forte que Ele, Todos os dias! Porém, Ele pode Orar e pedir a Deus que proteja centenas de crianças passando por isso! TODOS OS DIAS; EM TODO PLANETA......
Lara
Minha filha de 3 anos só quer dormir com o pai e não quer q eu assista ele a colocando pra dormir. CHORA MUITO até q eu saia de perto. Ela dorme na cama com agente. Um dia, de madrugada peguei ele segurando ela por traz com a mão na pepeca dela. Não estava tocando ou carícias, mas estava lá. Acordei ele na hora e briguei com ele. Ele disse que eu estava maluca e me mandou tirar foto e denunciar. Estou com isso na cabeça. Não sei se é loucura da minha parte ou se pode haver algo realmente. Ela está sempre assada tadinha, será q está sendo molestada pelo pai? Mas ela só quer ficar junto dele. Isso seria possível? Como descobrir?
thais
minha amiga , nunca se deve colocar uma criança para dormir no meio do casal, esta errado , e a criança nesta idade nao tem compreenção , para ela o abuso muitas vezes é interpretado como carinho , e ela vai querer ficar perto sim de quem esta abusando, por que na maioria das vezes quem abusa nao vai ser grosso , ele vai convercer a criança que isso é uma brincadeira que a mamae nao pode saber , que é carinho , e que eles sao amigos e amigos guardam segredos , para que ela nao conte a ninguem , eu sei o que estou falando minha amiga , foi assim que fizeram comigo, eu nunca falei nada a ninguem , eu ganhava presentes , e agrados , e nao cabeça de uma criança ela jamais vai compreender o que estao fazendo com ela ,,, tome cuidado , leve ela a um psicologo para ter certeza, e cama de casal nunca se coloca criança , por que a cama do casal é lugar de intimidade, minha amiga , nao deixe sua filha passar por isso
Michele
O meu filho a mais de 1semana nao quer ir a escola e quando chega la ele diz que esta passando mal fica muito ancioso,seu comportamento mudou esta muito agressivo sera que ele esta sofrendo abuso sexual.
Denise
Minha filha de três anos não gosta q lave a pepeca dela. Ela fala q faz dodoi. Qdo vou secar ela chora e mal deixa. E fica um sebinho ali. Ela vai pra eacolinha e qdo chega lá se esconde atrás de mim. Ela nao interage muito com os coleguinhas. Fica quietinha na sala nao pede nem pra ir ao banheiro. Fui chamada na escola por causa do comportamento dela. Outro dia o pai dela abraçou ela por traz quando estávamos deitados na cama e ela disse pra ele , nao pai vc é guri. Fiquei preocupada. Será q ela pode estar sofrendo abuso?
Lara
Oi sou a Lara dos comentários...Minha filha tem 3 anos e é a mesma coisa no banho e quando tento passar lenço humo decido. Ela chorava pra fazer xixi. Levei na emergência w disseram ser infecção urinaria em seguida Levei ela no pediatra e ele disse q não era nada. Ela continua com a pepeca vermelha e chorando e já vai pra 3 meses...Não sei mais o q fazer.
fhg
Afff o mais legal na internet é a burrice desse povo que se diz mãe...
Kelly freitas
Minha filha TM 3 anos e meio, ela me disse outro dia q o papai foi dar banho nela e passou sabonete no bumbum e fico doendo..e depois chegou reclamando em casa pra mim q o bimbum tava doendo e falou: mamãe pq meu papai fez isso!! Eu olhei e não vi nd demais..somos separados..mas ela TB há menos de um mês percebi q está com corrimento, é normal? Eu não sei oq faço.. Pq ela sempre vai com o irmão de 6 anos pra casa da avó ficar com eles..ela nunca se negou...só ultimamente q reclama de dor na barriga..oq vcs acham? Só domingo passado q ela falou isso do pai, mas um dia ela brincou com o irmão de 6 anos e ele veio e me falou; mãe a Laura tiro a calcinha pra. Brincar de papai e mamãe debaixo da coberta comigo..eu fui e falei assim não pode filha.. Oq vcs acham? Meu Deus..ele sempre foi ótimo pai
thais
minha amiga , quando a criança sabe esse tipo de coisa é por que ja fizeram com ela, comigo foi assim , na cabeça da criança é tudo brincadeira, ela nao sabe destinguir nada, e quem faz isso sempre diz que amigos guardam segredos e que nao pode falar pra ninguem , niguem nunca é grosso ou agride a criança , o abusador sempre é carinhoso e diz que é tudo uma brincadeira , o agressor costumar dar doces presentes , brinquedos , a criança abusada tende a se aproximar de quem lhe abusa por achar que a quela pessoa lhe da atenção e carinho , entao preste atenção , a criança vai querer ficar no colo do agressor e outras situaçoes estranhas de afeto
priscila
Oi preciso tirar uma duvida que não me deixa dormi . como posso saber se o meu filho de três anos esta sendo aliciado . ele ainda não fala direito e fica difícil p mim saber . quero saber se quando a criança esta sendo abusada ela fica ruim da barriga com diarreia ? Quais os sinais ?
Conselho Tutelar
Se suspeitar que uma criança ou adolescente está sendo abusada. Fale com ela, dê atenção ao que diz. Procure orientação no CRAS ou no Conselho Tutelar da sua região. Se você é familiar, é importante o registro de Ocorrência em Delegacia especializada (DPCAMI), ou outra, além da possibilidade de comunicação ao disque 100.
Anonimo
Quando eu tinha 6 anos viajei com minha avó para a casa do irmão dela (meu tio-avô), eu não o conhecia. No dia cheguei cansada, e adormeci no sofá da sala. Eu estava vestida com uma saia no dia. Até que durante a noite eu acordei, e estava tudo escuro, e esse meu tio-avô estava na rede no mesmo local que eu. Ele viu que eu tinha acordado e perguntou se eu queria ir para a rede com ele. Inocentemente fui. A partir desse momento ele começou a passar a mão por baixo da minha blusa nos meus peito (que com 6 anos de idade nem formados eram),e depois começou a acariciar por dentro da calcinha. Chorei silenciosamente sem que ele escutasse, e orei. De repente a luz do banheiro ascendeu, então foi uma desculpa para conseguir sair da rede, eu disse que ia ao banheiro. Quando cheguei ao banheiro era minha avó, e ela me perguntou o motivo por eu estar chorando, e eu disse. Porém ela disse que eu não deveria contar para ninguém.
lara
olá amigas meu nome é lara e tenho 25 anos,lembro -me que aos doze anos fui acariciada pelo meu tio ,não tive coragem de falar pra minha mãe pois ele era de plena confiança de ambos, acho que nunca conseguirei contar a eles pois ele é irmão do meu pai .Hoje sou casada tenho uma filha linda e para minha surpresa no mês de maio desse ano o meu passado retornou coloquei minha filha numa creche indicada por uma amiga de confiança até então estava tudo indo muito bem mais como fui vítima sempre ensinei para minha filha que não se pode de forma alguma deixar que alguém mexesse ali e ela começou a se queixar dizendo que o tio da van havia mexido e por isso estava doendo, fui obrigada a mudar de rotina , de trabalho e também retirei ela da creche não sei se conseguirei seguir adiante com tamanha dor denuncie mais infelizmente não posso fazer mais nada alem disso, só esperar foi feito o corpo de delito e graças á Deus não houve penetração amo muito minha filha faço tudo por ela e só quem pode saber o que estou sentindo foi quem já passou pela mesma situação .Obrigada amigas e que Deus possa confortar os nossos corações ....
thais
minha amiga eu passei pelas mesmas coisas que vc , e ate hoje tenho medo de um dia ter filho, mas sei que vc vai conseguir, se apegue com Deus , e sempre ensine ela a gritar berrar se alguem tentar qualquer coisa ,
Anonima
Sim ele confortara
Luisa
Oii meu nome é Luisa...quando eu tinha 14 anos um primo que quase não via e que quase nunca ia na minha casa um belo dia resolveu aparecer...achei estranho ele chegar la em casa ja de noite por volta das 7 hs da noite por aih...foi ficando ficando e ficando...por ser da família minha mãe o convidou para dormir la em casa...ele aceitou...nesse dia a porta do meu quarto dormiu aberta, quando foi de madrugada eu sonhei que alguém estava enfiando a mão dentro das minhas calças, por dentro da minha calcinha o sonho foi muito real, quando acordei realmente ele havia entrado no meu quarto e estava com a mão dentro da minha calça e dentro da minha calcinha acariciando minhas partes intimas!!!! Ele saiu correndo do quarto, e eu na época fiquei com medo ou vergonha não sei..de contar para meus pais..acho que medo da reação do meu pai principalmente...nunca me esqueci disso e hj depois de grande com 22 anos contei pra minha mãe...ela ficou chocada e passou a desprezá-lo e odiá lo tbm.
larissa
ola gente me chamo Larissa, bom vim aqui para desabafa minha historia, aos 3 anos comecei a ser abusada, ai vc me pergunta como vc lembra vc so tinha 3 anos, gente não dar para esquecer o que passei meu avó me aliciava direto e falava se eu contasse para minha mãe ele faria ela me dar uma surra então morria de medo achava que eu era a culpada fui aliciada pelo namorado da minha mãe e pelo meu tio ate os meus dez anos, com meus 6 anos falei para minha mãe que meu avó mechia comigo ela me deu uma surra e pegou a pimenta e colocou nas minhas partes foi terrível para mim sempre me sentir so não tive infância pois minha infância foi destruídas pela minha própria família, em dias de hj não vivo bem pois acordo no meio da noite vendo meu avó me aliciando choro pois nunca tive coragem de falar a ninguém des da surra que peguei da minha mãe, acho que nunca irei perdoa-lo espero que Deus perdoe ele pois eu nunca irei perdoa, então pra vcs que tem filhas e que acham que ela esta sendo abusada não critique ajude..
thais
te entendo , eu fui abusada por varias pessoas e nunca falei por medo , minha cabeça nao é normal , roubaram a minha infancia e tiraram minha inocencia, mas encontrei paz quando perdoei , nao significa que eu queira ficar perto , mas o perdão nos faz encontrar a paz
angel
Olá, tenho uma filhinha de 3 anos e meio, ontem a noite ela me disse que tava com a parte intima dela doendo,perguntei pq, quem tinha mechido ali, ela me disse que o primo dela tinha mechido com a colher, e querendo chorar. hoje perguntei novamente quem tinha mechido ela disse que o primo dela, eu disse que ela tava mentindo , ela disse que não. expliquei a ela que não pode centar no colo do primo dela nem ficar em cima dele se não eles iriam mecher ali , ela me disse que a "priminha" dela não meche não ,só os dois primos dela, perguntei como, ela me disse que colocando os dois dedos na calsinha dela. Estou muito triste, os primos dela tem 15 e 12 anos, oq ue faço, ??
nathalia
vc precisa denunciar esse ato independente de familiaridade sua filha vem em primeiro Lugar
Mary
Deve afastar a filha totalmente, proibir o contato com eles e denunciar.
Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual