Igreja Católica

Como rezar uma novena

Como rezar uma novena

Uma novena é uma oração para pedir a graça de Deus através dos seus santos. Tem origem no Catolicismo e não deve ser confundida com feitiços ou artes mágicas. A novena é rezada durante nove dias daí o seu nome que provém do latim. No entanto existe também a possibilidade de ser rezada durante nove horas. Tem um lado espiritual bastante enraizado sendo das orações em que se pede à pessoa que a pratica que tenha perfeita noção do que está a fazer, e que os seus intuitos estejam bem definidos. É uma oração em que a fé e a confiança em Deus lhe trará a resposta que procura. Mas como rezar uma novena? Neste artigo do umComo explicamos.

Índice

  1. Uma Novena
  2. Novena de nove dias
  3. Novena de nove horas
  4. Novena Individual ou em Grupo

Uma Novena

Antes de iniciar a novena deve ter em atenção porque o está a fazer, definir bem as suas intenções e perceber o porquê de ir pedir a orientação de Deus. A novena serve para exprimir desejos intensos, necessidades e a direção a tomar. Existem quatro categorias principais na novena, luto, oração, indulgência e preparação. A maior parte das orações acaba por se integrar numa destas quatro.

  • Preparação: são feitas antes de algum acontecimento religioso importante por exemplo a Crisma, preparação do espírito para esse acontecimento.
  • Luto: são feitas em honra e memória da pessoa falecida, ou para pedir paz e descanso à sua alma.
  • Indulgência: são feitas para "limpar" os nossos pecados, nelas pedimos perdão pelos nossos erros.
  • Oração: são feitas para pedir algo a Deus, seja orientação na vida, algum sinal ou ajuda.
Como rezar uma novena - Uma Novena

Novena de nove dias

Para rezar a novena de nove dias deve escolher um período em que a última oração culmine num evento espiritual importante. Escolha uma hora em que seja possível durante os nove dias executar a oração sem falhar. Faça a oração uma vez por dia durante nove dias seguidos. Se não conseguir orar como deve ser é preferível parar, meditar sobre as suas intenções e o porquê de estar a rezar, e apenas de cabeça "limpa" prosseguir com a oração.

Como rezar uma novena - Novena de nove dias

Novena de nove horas

Na novena de nove horas o ideal será manter-se isolado durante esse período de tempo. Sem contato possível a não ser feito por si. As horas têm de ser consecutivas, por isso prepare-se bem e escolha a melhor hora para si para iniciar tendo esse aspeto em conta. No princípio de cada hora deve iniciar a sua oração sempre com a perfeita noção daquilo que pretende, o porquê daquela oração.

Como rezar uma novena - Novena de nove horas

Novena Individual ou em Grupo

A novena embora seja uma oração em que a pessoa reza com as suas próprias intenções ela pode ser partilhada com outras pessoas. Se estiver à vontade em partilhar as suas orações com os seus vizinhos ou amigos podem criar um grupo de oração em que ambos tenham intenções semelhantes, que procurem obter uma resposta quanto à direção a tomarem na vida, o que fazer para ajudar os filhos/netos. Rezar uma novena pelos falecidos para que descansem em paz. No entanto pode sempre orar num ambiente particular, não esquecendo a e a confiança em Deus para que ele possa ouvir.

Como rezar uma novena - Novena Individual ou em Grupo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rezar uma novena, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
edilson xavier de paiva
queria saber passo a passo como rezar um terço e os misterios, a novena de Nossa Senhora começa qdo. em que canal posso acompanhar grato
1 de 5
Como rezar uma novena