Escrever um artigo

Como redigir uma notícia para um jornal

Como redigir uma notícia para um jornal
Imagem: theguardian.com

Muitas pessoas adorariam ver uma notícia escrita por elas publicada em algum meio de comunicação, como por exemplo um jornal ou revista. Para todos aqueles que alguma vez pensaram em redigir notícias ou que vão fazê-lo proximamente, umComo oferece pautas básicas para redigir uma boa informação.

Também lhe pode interessar: Como redigir um e-mail de trabalho
Passos a seguir:
1

Estruture a informação que tem e pense o que seria noticiável. Como dizem nas faculdades de jornalismo: Um cão morder um homem não é notícia, mas se for o homem que morder o cão, aí a coisa muda.

2

Uma vez que tiver decidido qual é o aspecto mais noticiável da informação que você cobriu, esta informação deverá estar no primeiro parágrafo ou, como também se denomina, chamada da notícia. Esta técnica chama-se pirâmide invertida e consiste em que a informação mais relevante é colocada no início da notícia e a menos relevante, no final.

3

No primeiro parágrafo da notícia você precisa tentar responder os seis W: O quê, quem, como, quando, onde e porquê. Responder essas seis perguntas ajudará você a informar o que for mais relevante. Sobre isso, o jornalista já organiza as perguntas que tem de responder antes ou depois na hora de transcrever a informação.

Como redigir uma notícia para um jornal - Passo 3
Imagem: jasonmun.com
4

Uma vez que tiver redigido a notícia, dê um título a ela. O título é o que resume a notícia, pelo que nele deve estar refletido um aspecto importante da mesma.

5

Ao redigir uma notícia é muito importante evitar os tecnicismos que ninguém entende. Quando escrever alguma, pense antes se alguém alheio a ela, como poderia ser sua mãe ou avó, entenderia o significado da notícia. Se assim for, vá em frente. Se, pelo contrário, você achar que não compreenderia bem a informação, isso quer dizer que você deverá simplificar bem mais a notícia que redigiu.

6

Por último, na hora de redigir qualquer notícia, tenha presente que a principal característica das informações dos meios de comunicação é que são notícias atuais, desconhecidas, fiéis à realidade e com um significante interesse público.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como redigir uma notícia para um jornal, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Telkom University
thanks for sharing telkom university
Hèlio Armando Sendela
Estou grato pelas dicas de como escrever uma noticia. Na verdade vai me ajudar muito ao escrever minhas noticias. Obrigado Pessoal e contarei sempre com o vosso apoio durante meu meu curso de Jornalismo.
Editor umComo.com.br
Oi Hèlio! Que bom que as dicas do umCOMO te ajudaram. Continue nos acompanhando, valeu pelo comentário :)
Apolinário Julio
foi bom de facto, mas preciso conhecer melhor ou aprender o suficiente
A sua avaliação:
Taty
É muito util,eu tinha que fazer uma noticia para a escola,mas faltei á aula e não sabia como fazê-la.Então vim aqui e ajudou me muito,o meu professor esteve a avaliar o meu trabalho da noticia e deu-me 76% já é um bom começo obgd!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Taty! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
MAMAMA
ehhhhh ajudou ne
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi! Que bom saber que a informação foi útil! Obrigada pelo seu comentário :)
saideabdul
sera que e possivel escrever uma noticia com uma linguagem gramatical?
naaa
naoooooooooo
Imagem: theguardian.com
Imagem: jasonmun.com
1 de 2
Como redigir uma notícia para um jornal