Escrever uma tese

Como escrever uma introdução para uma Investigação

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever uma introdução para uma Investigação

A introdução de um trabalho de investigação pode melhorar ou arruinar o seu trabalho. Estas primeiras palavras representam a qualidade do trabalho. Tem de atrair a atenção do leitor e informá-lo claramente sobre o assunto que vai ser investigado. Deverá apresentar a sua pesquisa, o tema e introduzir os objetivos e a metodologia, assim como os resultados e conclusões. Através deste artigo da umComo.com.br descubra conselhos sobre como escrever uma introdução para uma investigação.

Passos a seguir:

1

Pesquise sobre o assunto. Certifique-se que aquilo que vai investigar não está já feito por outro autor. Pesquise e selecione os artigos ou livros que falam sobre o tema específico. Evite sites genéricos ou independentes, enquanto que as URLs que terminam em .org ou .edu são boas escolhas; também deve ter em conta que a Wikipedia não é uma boa fonte para um trabalho de investigação.

2

É recomendável fazer um esquema do conteúdo do trabalho antes de escrever qualquer uma das partes, portanto, deverá ser um dos seus primeiros passos. Este esquema não deve ser detalhado, mas sim um esboço do caminho que vai tomar. Isto irá ajudá-lo a organizar as suas fontes e aprofundar o parágrafo introdutório.

3

Escreva o assunto do trabalho de investigação e coloque-o num contexto adequado. Tem que ser uma ou várias frases detalhadas, resumir o que está tentando argumentar com a sua investigação. Use uma voz clara e ativa, já que deverá captar a atenção do leitor e atraí-lo a ler a tese toda.

4

Também deverá indicar sucintamente o propósito ou objetivo da sua investigação, o que o levou a escolher esse tema e o que espera obter com essa investigação. Não é necessário estender-se demasiado, já que mais para frente poderá dedicar uma seção aos objetivos gerais e específicos da investigação.

5

Indique também a metodologia de investigação que seguiu para realizar o projeto. Da mesma forma que no caso dos objetivos, na introdução é apenas necessário que refira qual a metodologia escolhida e posteriormente poderá aprofundar.

6

Embora pareça contraditório, na introdução terá de mencionar os principais resultados da investigação. Não devemos guardá-los exclusivamente para o final do projeto, porque é provável que percamos leitores pelo caminho. Não se trata de uma novela de suspense em que devemos guardar o mistério, mas apresentar os resultados gerais gerará interesse para os leitores.

7

Da mesma forma, devemos expressar a conclusão ou conclusões principais sugeridas pelos resultados. Desta forma, o leitor saberá exatamente o que está prestes a ler e devemos tentar trazer-lhe razões e motivações para dedicar o tempo necessário para mergulhar na pesquisa, e não abandoná-la na introdução.

8

Se estiver a realizar um projeto de investigação, outros artigos poderão tornar-se bastante úteis: Como escrever uma breve biografia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma introdução para uma Investigação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Bons documentos de investigação raramente se escrevem no último minuto. Leve o seu tempo para a pesquisa, com destaque para as notas e preparando o seu esquema.
  • É preciso tempo para as correções, não se apresse.
  • Não hesite em pedir ajuda ao seu tutor ou professor.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como escrever uma introdução para uma Investigação