Escrever uma biografia

Como escrever uma biografia curta

Como escrever uma biografia curta

É um escritor que precisa de uma biografia para o descrever a si mesmo e ao seu trabalho? Como resumir tudo num par de frases curtas, ou inclusivamente num parágrafo? A sua biografia profissional é o que todo o mundo verá, e pode diferenciá-lo de todos os escritores. Uma boa biografia pode fazer com que um agente ou editor se interesse por si, mas fazer a sua própria biografia pode ser a parte mais difícil da sua carreira.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma breve biografia
Passos a seguir:
1

Faça uma lista de palavras, frases e expressões interessantes que o descrevam. Anote todas as coisas divertidas e loucas que fazem de si o que realmente é.

2

Aponte a sua formação e certificados, inclusivamente se pensa que não tem nada a ver com ser escritor.

3

Faça uma lista de organizações a que pertence e prêmios que ganhou.

4

Enumere os lugares em que já foi publicado.

5

Procure na lista e veja o que se destaca.

6

Escolha as melhores coisas que descreve em cada categoria.

7

Edite e corte, melhore e aperfeiçoe a sua biografia. E já está, em poucas frases pode descrever-se com originalidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma biografia curta, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Atualize a sua biografia de vez em quando, elimine informação obsoleta.
  • As publicações tem estilos diferentes e requisitos de comprimento, mas com padrão de biografia terá um ponto de partida.
  • Não tente parecer demasiado divertido, a menos que a sua especialidade seja o humor.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Antônio Eduardo Bezerra
Eu tenho 57 anos, sou formado em Enfermagem, ou seja: sou Enfermeiro e Professor Universitário aposentado, leio bastante, em média de dois a três livros por mês, sou fascinado por conhecimentos gerais, principalmente geografia, sou ligado em línguas, adoro aprender falar uma língua diferente da minha, já arrisquei falar algumas palavras até mesmo, em idiomas considerados muito difíceis, como por exemplo: mandarim, japonês, húngaro, árabe, russo, entre outros. Gostaria imensamente de participar do Programa: Quem quer ser milionário, comandado pelo apresentador Luciano Huck, o qual tenho profunda admiração, principalmente porque acompanho o trabalho dele desde os anos 90, quando participação com a atriz Joana Prado, de A Feitiçeira e pelo fato de ele ter uma virtude, que é a mais que admiro num ser humano, que é: a solidariedade, que é uma característica do verdadeiro seguidor do Judaísmo. Vi o filme Quem quer ser milionário, quando fui a Lima, capital do Perú, em 2012. Amei, inclusive tenho em vídeo em casa. Amo ser desafiado, principalmente, no diz respeito a conhecimentos gerais. Por favor dei-me uma chance de mostrar se sou capaz ou não.
ana isabely
preciso fazer uma biografia sobre osvaldo cruz vc tem algumas dica pra eu fazer este trabalho com poucas palavras se tiver obrigado
Alice
Isso só ensina a fazer uma auto bigrafia
Sara
Olá Ana, obrigada pelo comentário!
Ana Karine Carvalho
EU TB QUERIA ESCREVER UMA PARA A ESCOLA + JA CONSEGUI
Ana Karine Carvalho
essas dicas são muito boas! adorei!!!!!!!!!!!
valeria
eu queria saber como escrever uma biografia curta para o trabalho do colegio
Como escrever uma biografia curta