Aprender a escrever

Como escrever um relato de viagem

Como escrever um relato de viagem

Vai viajar? Uma boa opção para fazer com que sua experiência fique perpetuada em sua mente é escrever um relato da viagem. Trata-se de um livrinho que pode usar durante a sua viagem como um diário e no qual deixará o registro de suas experiências durante seus dias de férias. Além de colecionar fotografias de viagens em suas estantes, outra forma de se lembrar de suas escapadas ao redor do mundo é reunindo seus pensamentos, impressões e experiências em um diário. Neste artigo de umComo damos a você alguns conselhos para que aprenda como escrever um relato de viagem.

Também lhe pode interessar: Como se inspirar para escrever

Passos a seguir:

1

Para começar a escrever um relato de viagem recomendamos a você que o faça antes de ir embora. Em sua casa, coloque em uma folha do livro quais são as expectativas que você tem com a viagem, o que espera encontrar, o que você tem vontade de ver e o que dá um pouco de medo, etc. É uma boa forma para depois comparar o que queria da experiência e ver se suas expectativas se cumpriram ou não. Uma recomendação: não o leia mais, espere para o fazer quando tiver regressado, verá que será uma surpresa!

Se você se costuma bloquear perante uma folha em branco e custa-lhe começar a escrever, em umComo ajudamos você dando alguns conselhos nos quais contamos como se inspirar para escrever.

Como escrever um relato de viagem - Passo 1
2

Quando já estiver imerso na viagem, é recomendável que dedique um momento do dia para escrever. Aproveite os momentos antes de dormir ou as viagens no ônibus ou outro transporte; estes são ótimos momentos para pôr em ordem as suas ideias e tentar transmitir os seus pensamentos e sentimentos durante a viagem. Tenha em conta que o que está pensando agora e está tão latente em sua cabeça, com o passar dos dias terá desaparecido e ficará uma lembrança genérica da experiência, mas não concreta.

Desse modo, explique em detalhes o que fez e pensou durante o dia para que, assim, possa manter sempre viva a experiência da viagem. Por exemplo: surpreendeu-se com alguma comida? Viu alguma pessoa fazendo algo que nunca tinha visto? Teve uma troca de olhares fugaz com outra pessoa durante um passeio? Seja o que for, deixe tudo escrito aí, verá como gostará de ler depois!

Como escrever um relato de viagem - Passo 2
3

Um relato de viagem não tem que estar cheio apenas de palavras, mas também é recomendável decorá-lo com qualquer coisa que faça parte de sua viagem; por exemplo, um bilhete de trem, uma moeda, uma entrada, etc. Para conseguir que seu livro esteja cheio destas outras lembranças de modo material, aconselhamos que leve com você cola ou um pouco de durex que conseguirá fixar na hora tudo aquilo que quiser que faça parte de sua experiência. Quantos mais episódios tiver seu relato, mais divertido será.

Como escrever um relato de viagem - Passo 3
4

Cuide do estilo de redação mas também não fique obcecado com ele. Quando se escreve um relato de viagem o que mais importa é o conteúdo de seu texto, o que viu, o que viveu e o que sentiu. Para conseguir que o texto seja legível, se recomenda fazer uma estrutura inicial sobre o que quer contar e evitar, assim, que o texto fique caótico. Mas não se reprima, se você quer um dia escrever algo mais poético, deixe que flua e, se outro dia quer ser mais esquemático e fazer uma lista, faça também. O relato não deve deixar de ser a sua própria experiência plasmada em um papel, de modo que deixe que a criatividade venha à tona.

Neste artigo de umComo contamos a você como escrever um poema caso queira dar um toque mais literário ao seu livro.

Como escrever um relato de viagem - Passo 4
5

Uma boa forma de fazer com que o seu diário de viagem seja fresco e mais divertido é deixar que outras pessoas escrevam nas páginas. Deixar que seu colega, seu amigo ou seus familiares ponham seu grão de areia em seu livro é perfeito para complementar a experiência, para que eles também digam o que viveram e para incluir em sua lembrança um dos aspectos importantes da viagem: a companhia com quem se vai. Assim, reserve umas folhas para seus colegas e deixe que escrevam seus pensamentos e episódios que para eles sejam importantes.

Como escrever um relato de viagem - Passo 5
6

Após ter concluído a viagem, pode terminar seu relato de viagem incluindo uma reflexão final de tudo o que viveu, o que conheceu e sentiu. Quando estiver no avião voltando para casa ou no primeiro dia que dormir em sua cama, pode dedicar uns minutos a pôr em ordem os seus pensamentos e explicar, resumidamente, o que significou a viagem para você. Depois, volte à primeira folha de todas e volte a ler o que pôs no primeiro dia antes de partir, verá que será super emocionante!

Como escrever um relato de viagem - Passo 6
7

Reserve as últimas folhas do diário de viagem para colar algumas das fotografias que tiver tirado. Não precisa ser um álbum de fotos mas, melhor dizendo, uma colagem onde se misturem imagens, pensamentos, lembranças e sensações. Pode ser a maneira mais bonita de concluir seu relato e conseguir que essa viagem fique para sempre em sua memória.

Como escrever um relato de viagem - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um relato de viagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
aryadne sophia
me ajudou muito essa explicacao , muito boa parabens umcomo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aryadne! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando nossa página :)
1 de 8
Como escrever um relato de viagem