Corrigir a escrita

Como escrever sem erros ortográficos

Como escrever sem erros ortográficos

O que é a ortografia? A ortografia é um "conjunto de regras que regulam a escrita de uma língua". E escrever corretamente diz muito sobre a pessoa que escreve, pois se cometer falhas e erros ortográficos, a imagem que causará não será necessariamente boa. Embora não exista uma fórmula mágica para escrever sem erros, existem algumas técnicas e recomendações que podem ajudar a melhorar a escrita. Não importa a idade que tem nem qual o idioma em que escreve, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como escrever sem erros ortográficos.

Também lhe pode interessar: Palavras para soletrar
Passos a seguir:
1

Um dos principais conselhos que costumam ser recomendados para aprender a escrever sem cometer erros ortográficos é ler. Devemos fomentar a leitura desde a infância e ler tudo aquilo que nos aparece à frente, mas também deve tomar atenção e fixar o que lê. Para além do conteúdo do texto, deverá prestar atenção à forma como se escrevem as palavras para assim memorizar de forma inconsciente milhares de palavras.

2

Por outro lado, se quer escrever corretamente, deverá aprender de cabeça algumas regras ortográficas e gramaticais. Por exemplo, no caso do português, deverá conhecer quais são as regras de acentuação para saber quando colocar o acento para a direita ou para a esquerda, ou conhecer os casos em que se escrevem com "S", "C" ou "Ç", etc.

3

Outra boa maneira de praticar para não cometer tantas falhas na ortografia são os ditados. Peça ajuda a um familiar ou amigo para que lhe dite em voz alta um texto, que deverá ir escrevendo e posteriormente corrigir para ver onde falhou. Também é uma boa técnica, copiar várias vezes aquelas palavras que escreveu mal, como na escola, para tentar recordá-las da próxima vez.

4

Quando escreve no processador de texto do seu computador ou até no navegador, é recomendável que tenha instalado um corretor ortográfico que marcará aquelas palavras que estão mal escritas. Deve ter em conta que o corretor omite muitos erros ortográficos, e que não pode pensar que tem um fiabilidade total e que vai ser a solução para o seu problema.

5

Também deverá procurar no dicionário todas aquelas palavras que não saiba como escrever ou que o deixam na dúvida. O dicionário Priberam da Língua Portuguesa, para além da sua edição em papel, tem uma versão online que lhe permite consultar através da internet todas as palavras que pretender. Além disso, neste website pode ainda consultar as diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal, através da ferramenta Flip online. Deve ter isso em conta, apesar do acordo ortográfico entre os países lusófonos, ainda existem diferenças significativas na escrita dos vários países e principalmente nas expressões mais informais.

6

No caso de não ter à mão um dicionário nem internet, como pode ser o caso de um exame, use sinônimos se não souber como se escreve a palavra certa. Não arrisque cometer um erro, pense um pouco e encontrará outra palavra que tenha o mesmo significado e que não tenha dúvidas de como a escrever.

7

Hoje em dia, um dos principais motivos de cometer falhas na ortografia é o relaxamento no momento da escrita, por exemplo as mensagens de texto que se enviam através dos celulares (SMS) ou nos chats da internet. Embora possa utilizar abreviaturas para escrever mais rápido, é recomendável que siga as regras ortográficas também nestes casos.

8

Se seguir todos estes conselhos, chegará a um ponto que poderá entreter-se à procura de falhas de ortografia nos jornais, na televisão, em textos de outras pessoas... e inclusive poderá corrigi-las. Isso será um bom sinal, uma vez que demonstrará que melhorou os seus conhecimentos e começará a ser capaz de escrever sem cometer erros ortográficos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever sem erros ortográficos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Esforce-se ao máximo para escrever corretamente e sem cometer erros ortográficos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
77 comentários
A sua avaliação:
Aneilda cordeiro dos Santos
Oii boa noite olha eu quero muito melhorar minha escrita pois eu sei ler porém vejo dificuldade para escrever acabo trocando algumas letras mais hoje eu busco uma melhoria pois até pq tou fazendo um curso de administração i ano q vem quero fz uma faculdade ma...is tenho q melhorar minha escrita
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aneilda, acreditamos que o nosso artigo sobre Como escrever bem possa te ajudar: https://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-escrever-bem-30762.html. Esperamos que você tenha sucesso na faculdade! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
luziabambi3@gmail.com
Amei muiiiiito as dicas
A sua avaliação:
selcio
como que eu faço para não escreve com erro
A sua avaliação:
Valdirene
Quero sempre dicas para nao escrever errado! Muito obrigada
Marceli Regina Moraes dos Santos
O seu programa para mim é o melhor que se vê na programação da rede Globo nos dias de hoje. Minha mãe deixa tudo para assisti-lo. Por isso ela quer inscrever-me. Pois ela acredita em você
josr
Gostei das ideias
gesmiel
ola boa noite eu tenho dificuldades pra escrever. as vezes eu não sei onde coloco as virgulas. ou os acetos. e tenho dificuldade na ortografia mas vou seguir as dicas.
Editor umComo.com.br
Oi gesmiel! O umCOMO deseja tudo de bom para você nessa missão.
Mulato
OBRIGADO pelas dicas
Editor umComo.com.br
Oi Mulato! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossos artigos :)
Rogério
Eu tenho mania de passar por cima das palavras por EX: em um e-mail eu deveria ter escrito a palavra "Pedido" Mais escrevi PEIDO já paguei vários micos assim como faço para melhorar?
Editor umComo.com.br
Oi Rogério! Você pode sofrer de dislexia.l Confira aqui os sintomas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-os-sintomas-da-dislexia-10275.html
jonas lima
Queria ajuda de vocês eu escrevo e não sei ser a palavra esta errada não sei onde e pra coloca acentuação e nem virgular.
Editor umComo.com.br
Oi Jonas Lima! Já conferiu as dicas do texto?
joão moreira barros
eu considero, a linguá portuguesa, um tanto complexa, então acho importante está se atualizando!
Fernando da Silva Duarte
já tenho 69 anos frequentei o comercial e frequentei o 2 ciclo mas sempre dei erros e incomoda-me
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando! Com certeza que se continuar praticando você vai conseguir!
A sua avaliação:
Dinamar Barbosa de Farias Batista
gostaria de melhorar meu erros otografico
A sua avaliação:
Manu
Erros de português, mesmo tendo estudado por anos? Olá pessoal, tenho um grande problema, o meu português. Eu estudo desde dos meus 5 anos, e não nunca parei de estudar. Estudei em um dos melhores colégios em português da minha cidade, fiz faculdade de direito e leio razoavelmente a mais que a média, hoje ainda estudo pra concurso, e nunca deixei de estudar o português, porém eu não aprendo. Tenho muita dificildade na hora que estou escrevendo de forma livre, tenho problemas com "r", nunca sei quando colocar ao final de certos verbos, as pontuações com vírgulas não sei usar muito bem, sem conta que tem algumas palavras que escrevo errado sem sentir, mesmo sabendo como se escreve. (Isso na forma livre de escrita) . Se eu for fazer uma análise sintática consigo identificar o que é cada coisa. No colégio sempre fui péssima em ditado e leitura, sempre tive muitos erros, achei que quanto mais estudasse iria melhora, da infância pra hoje, melhorei, mas sinto que ainda escrevo muito errado e isso atrapalhar a minha vida profissional. Enviei um relatório do meu trabalho o meu chefe me devolveu com as palavras erradas grifadas, quase morria de vergonha, o pior é que não consigo enxergar errado, li este relatório 5 vezes antes de manda. Estou muito triste, pois me sinto uma péssima profissional por isso. Hoje tenho 29 anos, acho que nunca vou aprender a escrever de verdade :(
eu também passo por isso manu
Continua a pesquisar é o unico metodo
Rogério
Eu tenho o mesmo problema, isso me deixa péssimo
A sua avaliação:
neilton andrade oliveiro ma chado
quero aprende a escrever
maria betania neves santos
eu nao com sigo escrever serto nao sei fazer redaçao
A sua avaliação:
maria clara panta dos santos
olà tenho dificuldade na escrita e preciso da ajuda de vocês
A sua avaliação:
neilton santos
nao sei secrever gostaria obrigado
A sua avaliação:
Ana cecilia Gabriel Da silva
nao sei escrever bem sofro muito com isso meu problema e com as consoantes
A sua avaliação:
samuel
Olá bom dia, eu tenho uma deficiência visual, e tenho muitas dificuldades na escrita, sendo que uma vez, aprendo atravez do ouvir... fiz uma faculdade e hoje trabalho com muita escrita e falando em publico também... essas dificuldade tem me ler, escrever e falar corretamente tem , atrapalhado em muito no meu trabalho, concursos, e em outras areas também... procuro um método de ensino, que seja eficaz nessa situação minha. peço ajuda... obrigado
A sua avaliação:
Regiane
por favor me mande algumas matérias sobre erros de português.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Regiane! Aprenda muito mais dicas para escrever sem erro aqui: http://educacao.umcomo.com.br/aprender-a-ler-e-a-escrever/
Como escrever sem erros ortográficos