Ensinar as crianças a ler em casa

Como ensinar meu filho/minha filha a ler

Como ensinar meu filho/minha filha a ler

O reconhecimento das palavras é uma faceta muito importante da leitura e graças a este acesso à leitura, damos a nossos filhos uma autonomia pessoal muito grande. Em casa podemos ensinar nosso/a filho/a a ler e a desfrutar da experiência de descobrir o mundo da leitura; a recomendação geral é começar quando a criança tiver por volta de dois anos. E a regra principal para que esta atividade funcione e seja útil é a paciência. Em umComo, mostramos-lhe alguns truques básicos para ensinar seu filho a ler.

Vai precisar de:
  • Livros
  • Contos
Também lhe pode interessar: Como fazer perguntas no Brainly
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, recomenda-se utilizar livros com muitas ilustrações, que deverão ir sendo explicadas. O passo seguinte será o uso de livros com desenhos e letras unidas formando sílabas, e, finalmente, livros com desenhos e com uma ou duas palavras.

2

Deveremos procurar sobretudo contos e livros que estimulem e entusiasmem a criança . A atitude do pequeno será importantíssima e, antes de mais nada, devemos conseguir que ele tenha vontade de aprender a ler.

3

Podem-se usar ainda cartões e uma caneta hidrográfica grossa para escrever os nomes dos objetos da casa e rotulá-los: cadeira, mesa, cama, banheiro, etc. Assim a criança ficará familiarizada com as palavras.

4

As crianças imitam os pais: se elas veem que seus pais leem, eles também vão querer fazê-lo. Esta será uma das principais premissas para estimular a leitura infantil: você deverá dar o exemplo.

5

É também muito útil ler contos diariamente para as crianças, primeiro o pai ou a mãe e depois pedir à criança que conte outra vez. Ainda que ele não saiba ler, irá interpretá-lo à sua maneira.

6

Quando ele estiver começando a ler, será bom dizer à criança o que aparece escrito em qualquer elemento de seu ambiente: painel publicitário, revista, caixa de cereais, etc. Assim sua curiosidade será estimulada e vai chegar o dia em que ele vai dizer: O que diz aqui?.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu filho/minha filha a ler, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Ao ler para nossos filhos, conseguiremos que eles mostrem interesse pela leitura.
  • O interesse e a motivação são uma parte muito importante da aquisição de qualquer habilidade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
daiane souza amado
Ele tem vontade de aprender a ler .
Como ensinar meu filho/minha filha a ler