Ensinar habilidades para a vida

Como ensinar as horas para as crianças

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar as horas para as crianças
Imagem: guiainfantil.com

Aprender a ver as horas no relógio é uma das primeiras habilidades que devem aprender as crianças para crescer em independência e autonomia pessoal. É verdade que os pequenos têm muita facilidade de retenção e aprendem os conceitos facilmente, mas, no princípio entender como funciona um relógio pode ser algo confuso. Por isso, damos alguns conselhos sobre como ensinar as horas para as crianças.

Também lhe pode interessar: Como ensinar as crianças a estudar sozinhas

Índice

  1. Ensine-lhe a contar
  2. Relógios de ponteiros
  3. Relógios digitais

Ensine-lhe a contar

Se a menina ou menino ainda é muito pequeno para ter aprendido a contar no colégio, pode lhe ensinar a contar até 60, para relógios digitais, ou pelo menos até 12, para relógios de ponteiro. Comece contando junto com os dedos, até que compreenda a passagem de uma dezena para a outra. Depois pode converter esta aprendizagem em um jogo, por exemplo com cartões que tenham o número escrito, os quais terá que reconhecer para obter uma recompensa.

Relógios de ponteiros

Construa um relógio grande de papelão ou papel com os números desenhados e use lápis, varetas ou canudinhos como ponteiros. Explique que o ponteiro curto marca as horas e o longo os minutos, e vá movendo-os e explicando as horas e minutos, contando de cinco em cinco: as duas e cinco, as duas e dez, as duas e quinze, etc. Deixe agora que as próprias crianças façam a prova e girem os ponteiros tentando adivinhar que horas marcam.

Relógios digitais

O primeiro conceito que deve explicar é as duas formas de ler as horas nos relógios digitais e a diferença entre A.M e P.M.

Explique que as horas podem ser contadas de 12 em 12 ou de 24 em 24 e que no relógio pode ser escolhido a forma que mais goste. Se o menino ou menina é muito pequeno, será mais fácil as horas só de 12 em 12.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as horas para as crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: guiainfantil.com
Como ensinar as horas para as crianças