Outras aprendizagens de competência para a vida

Como descobrir o CEP

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 14 dezembro 2018
Como descobrir o CEP

Atualmente já é possível descobrir o CEP de qualquer lugar e de qualquer rua do Brasil, através da internet em diversos sites que disponibilizam esta ferramenta de maneira totalmente gratuita, inclusive pelo site dos Correios. Saber o CEP é extremamente importante, principalmente se você quer fazer compras online, por isso vamos dar dicas simples, mas essenciais que vão ajudar você a entender como funciona o processo de pesquisa de um CEP. Descubra em umComo como descobrir o CEP e tire suas dúvidas!

Também lhe pode interessar: Como descobrir meus talentos e habilidades

Passos a seguir:

1

Utiliza o Site dos Correios

Como várias pessoas dizem, quando você está à procura de uma informação, a melhor opção para descobri-la é ir direto à fonte, e quando falamos de descobrir um CEP pelo nome da rua esta frase é totalmente válida.

Se você for até ao site dos Correios irá ver que existe uma aba chamada “Buscar CEP", onde só é preciso que você informe o nome da sua rua ou da rua que deseja saber o CEP, vale a pena lembrar que não é preciso colocar nenhum número ou abreviação, coloque apenas o nome conforme a orientação existente na própria página.

Como descobrir o CEP - Passo 1
2

CEP Pelo Google Maps

Além do site dos Correios, também existem outras formas de descobrir o CEP de ruas pela internet, uma outra alternativa que a maioria das pessoas utiliza é através de uma ferramenta do Google chamada "Google Maps", que fornece mapas do mundo inteiro, para fazer uma pesquisa nesta ferramenta basta apenas informar o nome da cidade, estado ou rua procurada, ou seja, informe só o endereço.

E o mais interessante desta ferramenta que o Google disponibiliza é que ao informar o endereço, a ferramenta lhe mostra além do mapa, informa também o CEP da rua.

Saiba mais sobre esta função no artigo Como descobrir CEP pelo Google Maps!

Como descobrir o CEP - Passo 2
3

Vá até uma agência dos Correios

Está opção é a off-line, ou seja, não usaremos a internet desta vez, vá até uma agência dos Correios, e lá você encontrará de maneira muito fácil nos balcões várias listas que contêm o nome das ruas, avenidas e logradouros. Basta apenas procurar o nome da cidade ou rua que você deseja saber o CEP, e assim poderá enviar correspondências sem nenhum problema. Se ainda assim encontrar dificuldades, solicite a ajuda de um funcionário da agência.

Como descobrir o CEP - Passo 3
4

Como o CEP surgiu?

Com o grande crescimento demográfico, foi preciso criar um código, que determinasse de forma exata as regiões e endereços que as pessoas procuram, agilizando assim o serviço de entrega de correspondências, também foi preciso determinar um código pelo fato de que na mesma cidade podem ter várias ruas com o mesmo nome. Em Maio de 1971, uma empresa Brasileira de Correios e Telégrafos decidiu criar o CEP- Código de Endereçamento Postal. No começo este código era composto com 5 dígitos, em maio de 1992 com o grande aumento da população surgiu a necessidade da inclusão de mais 3 números.

Então o Brasil foi dividido em dez regiões postais, para fins de codificação, o parâmetro utilizado foi o desenvolvimento socioeconômico e alguns fatores da expansão demográfica de cada unidade da federação.

Sugestão: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

5

Como é feita a Codificação?

Cada região dividia-se em 10 sub-regiões que eram indicadas pelo segundo algarismo do CEP. Cada sub-região dividia-se em 10 setores que é representado pelo terceiro algarismo. Cada setor é dividido em 10 subsetores que é representado pelo quarto algarismo, que foram divididos em 10 divisores que são representados pelo quinto algarismo. No CEP, os três primeiros números depois do hífen são denominadores de sufixo.

Leitura complementar: Como encontrar o endereço de uma pessoa

Como descobrir o CEP - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o CEP, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Nossas dicas te ajudaram a entender melhor sobre o CEP? Então deixe um comentário com a sua opinião sobre o nosso artigo!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
devid
quero saber o meu cpf
A sua avaliação:
Júlio César bispo dos Santos
Eu quero
Flávio Jaime
no site dos correios, se vc já tem o cep, vc acha a rua procurada rapidinho, mas se vc só tem o nome da rua, nº, cidade e estado, a procura pelo CEP nunca tem fim. O site dos correios deveria ser o ultimo a ser indicado para esse tipo de serviço, já que o mesmo é incompetente nesse serviço.
1 de 5
Como descobrir o CEP