Tornar-se num escritor

Como começar a escrever um livro

Como começar a escrever um livro

Certamente que em algum momento da sua vida já teve vontade de escrever um livro, mas não sabia por onde começar ou sobre o que escrever. Sabemos que escrever para nós próprios é totalmente diferente de escrever algo para ser publicado, e por esse motivo por vezes temos receio de mostrar ao mundo a nossa história. Em umComo.com.br vamos tentar ajudá-lo, para que consiga tornar este sonho realidade. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como começar a escrever um livro.

 

Também lhe pode interessar: Tipos de livros

Passos a seguir:

1

Podemos encontrar na escrita uma forma de transmitirmos pensamentos, ideias, emoções, reflexões que de outra forma não o conseguiríamos fazer. A inspiração está em toda a parte e o mundo cheio de histórias para contar, precisando apenas de um bom escritor para as contar. Por isso, para começar a escrever um livro, agarre-se a tudo isto e defina um tema para o seu livro. Mas, mais uma vez lembre-se que não está a escrever para si, por isso deverá pensar no seu público-alvo, quem é e que tipo de livros costumam comprar. Normalmente, as pessoas compram livros com os quais se possam identificar de algum modo, quer seja porque já passaram por isso ou porque gostariam de passar. Tente sempre ser o mais honesto possível, assim conseguirá cativar os leitores e até mesmo fazer com que se identifiquem com a história. Nunca escreva sobre algum tema que não conhece plenamente ou sobre algo que nunca experienciou.

2

Toda a gente pode escrever, bem ou mal, mas se não quer que o seu livro seja um fracasso por falta de qualidade terá de praticar a sua escrita. Para escrever bem e sem erros ortográficos, você precisa de ler bastantes livros e saber escrever todo o tipo de coisas, como cartas e emails. Ao ler todo o tipo de livros, estará observando sua concorrência, referências e ídolos para que possa começar a escrever um livro diferente e criativo.

3

De seguida, deverá definir os ingredientes principais da sua história, para assim conseguir estruturar o seu livro. Faça um rascunho em que responda às seguintes questões:

  • O quê? - qual o tema do seu livro.
  • Quem? - quem são as personagens.
  • Quando? - em que período de tempo se passa a história que está contando.
  • Onde? - em que sítio se passa a história.
  • Como? - o enredo da história, o desenrolar dos acontecimentos.
  • Porquê? - qual é a intenção de toda a história, o que o levou a escrever esse livro.
4

Depois de começar a escrever o seu livro, deixe a sua imaginação voar e tudo fluirá com muito mais naturalidade. Não force nada, escreva com o coração e confie em si mesmo.

5

O que para si pode ser uma boa história, para outra pessoa pode não ser. Por isso, quando tiver acabado de escrever o seu livro deve mostrar a sua história a diferentes leitores, que não tenham qualquer tipo de relacionamento consigo, para que possam fazer críticas. Tente não mostrar à sua família e amigos, pois dado o grau de proximidade poderão estar sendo influenciados acabando por apenas lhe dar elogios, e você precisa saber o que melhorar.

6

É provável que ao reler a sua história, apague inúmeras frases e palavras e volte a escrever de novo. Relaxe, leve o seu tempo e verá que o resultado será positivo.

7

"O papel de um escritor não é dizer aquilo que todos somos capazes de dizer, mas sim aquilo que não somos capazes de dizer." - Anaïs Nin.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a escrever um livro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Lucas
Excelentes informações muito obrigado.
A sua avaliação:
Anita Garlic
Adorei, deu-me muita ajuda. Obrigada!
A sua avaliação:
José Geraldo Oliveira
Olá Vanessa, bom dia. - Apreciei suas orientações e roteiros de como escrever um livro. Tenho certeza apenas de uma coisa: escrever um livrinho sobre a história da minha família, à partir da origem dela, da formação, pelo casamento de meus pais. Seria o tema: "o que?". Estou coletando os dados, depoimento de cada um dos irmãos (somos 10). - O livrinho seria, primariamente, para circular entre nós e servir como legado para os descendentes. Gostaria de merecer alguma opinião sua, mais alguma orientação. Grato, desde já. José Geraldo.
A sua avaliação:
Rosana Nobre Martins Pinheiro
Meu desejo de escrever é antigo. Gostaria de começar a escrever crônicas para treinar "minha estória" final.
luis
Oi Vanessa adorei suas dicas, vou coloca-las em pratica. Tenho vontade de escrever, porem fico um pouco inseguro quanto ao tema. muito obrigado.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luis! Que bom saber que as dicas foram de ajuda para você. Não tenha medo e se jogue no papel, independente do tema ;) Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como começar a escrever um livro