Porcentagens

Como calcular porcentagens com calculadora

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular porcentagens com calculadora

Quer achar uma porcentagem com a calculadora e não sabe como fazê-lo? É muito simples, todas as calculadoras incluem um tecla específica para calcular as porcentagens e assim simplificar este cálculo. Assim sendo, deixe de usar o lápis e papel, não espere mais e continue lendo este artigo do umComo para descobrir como calcular porcentagens com a calculadora, tudo explicado passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como usar calculadora financeira
Passos a seguir:
1

Embora possa usar uma calculadora normal das que sempre usou, neste artigo do umComo vamos ensinar-lhe a calcular porcentagens com a calculadora do Windows, para assim pode mostrar imagens do passo a passo. Assim sendo, a primeira coisa a fazer será abrir a calculadora no seu computador através do menu de Início.

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 1
2

Além disso, vamos colocar um exemplo para explicar de forma mais clara a melhor forma de calcular porcentagens com a calculadora. Suponhamos então que queremos calcular 20% de 150, assim a primeira coisa que devemos escrever na calculadora será a quantidade sobre a qual queremos aplicar a porcentagem, ou seja, o 150.

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 2
3

O próximo passo será multiplicar a quantidade anterior pelo valor da porcentagem que quer calcular, que no nosso exemplo será 20(pressionando o botão de asterisco (*) na calculadora ou com o seu teclado).

Lembre-se, a operação que estamos formulando é: 150*20.

Nota: o asterisco (*) é o sinal de multiplicar (x) na calculadora do Windows, numa calculadora normal só tem que carregar no sinal de multiplicar.

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 3
4

E agora será o momento de pressionar a tecla de porcentagem (%) que todas as calculadoras, por mais simples que sejam, têm. Esta função permite achar a porcentagem de forma direta, sem ter que fazer nenhuma outra operação.

Deste modo, seguindo o exemplo inicial, pedimos à nossa calculadora o seguinte cálculo: 150*20%

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 4
5

Ao pressionar a tecla de porcentagem (%) na calculadora, automaticamente verá na tela o resultado da operação, ou seja, já calculou a porcentagem.

No nosso exemplo, podemos afirmar que 20% de 150 é 30, tal como nos indica a calculadora.

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 5
6

E para comprovar que fizemos a porcentagem com a calculadora corretamente, podemos fazer a prova fazendo o cálculo de forma manual. Assim sendo, deve recordar cálculo manual da porcentagem que é equivalente a uma regra de três simples.

Deste modo, no nosso exemplo, podemos dizer que se 100% é 150, a 20% daremos o valor de "x" porque não sabemos quanto vale. Para encontrar o "x", temos que multiplicar em cruz e dividir pelo outro valor, neste caso, por 100 por se tratar de uma porcentagem.

Ao multiplicar 20 x 150 e dividindo por 100, obtemos que 20% de 150 é 30, o mesmo resultado que encontramos com a operação da calculadora. E então, o que lhe parece?

Como calcular porcentagens com calculadora - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular porcentagens com calculadora, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se ficou com alguma dúvida não hesite em dizer-nos, temos todo o prazer em ajudar!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ricardo Sousa
olá, bom dia. Estou com dificuldade em calcular porcentagem na calculadora gráfica casio fx 2.0 plus. Apesar de ler todo o manual, não consegui identificar essa operação. Agradeço se for possível alguma ajuda.
1 de 7
Como calcular porcentagens com calculadora