Calcular os ângulos

Como calcular os ângulos de um triângulo

Como calcular os ângulos de um triângulo

Todos os triângulos têm três ângulos. Se os ângulos têm a mesma medida - 60 graus - trata-se de um triângulo equilátero, enquanto que um triângulo retângulo tem um ângulo de 90 graus que forma um "L". Podemos calcular um ângulo desconhecido em um triângulo através dos valores dos outros dois ângulos.

Também lhe pode interessar: Como calcular a área de um triângulo
Passos a seguir:
1

Meça dois ângulos de um triângulo, escreva cada medida. Por exemplo, dois dos ângulos de um triângulo poderiam ser de 55 graus e 25 graus.

2

Some as duas medidas, 55 + 25 = 80 graus, é o total dos dois ângulos medidos.

3

Subtraia o total dos dois ângulos conhecidos a 180 graus, portanto, 180-80 = 100 graus. O resultado de 100º é a medida do terceiro ângulo que era o ângulo desconhecido.

Como calcular os ângulos de um triângulo - Passo 3
4

Outro exemplo poderia ser o seguinte:

Se conhecemos os ângulos de um triângulo como o da imagem que são 125 e 30 graus, para encontrar o terceiro ângulo do triângulo temos que somar os valores conhecidos, 125 + 30 = 155, e depois subtrair o resultado anterior a 180. Portanto o terceiro ângulo é de 180 - 155 = 25 graus.

Como calcular os ângulos de um triângulo - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular os ângulos de um triângulo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • O valor total dos três ângulos de um triângulo é igual a 180 graus.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
A sua avaliação:
oi
oi
mjgoynhtrnjdyiontjrd tjgnmrioren vtig
A sua avaliação:
Jesuane Saraiva
Olá. Como calculo os ângulos de um triângulo somente com os lados?
Mateus Magno
Como calcular os ângulos de um triangulo retângulo. medidas dos catetos 100 e 20
Jonas
Quando você não tem nenhum dos 3 ângulos e quer descobri-los, basta usar o teorema de pitágoras: alfa=cos-¹[(b²+c²-a²)/2bc] Mas sempre lembrando que "b" e "c" são os dois lados que forma o ângulo que se deseja encontrar, e "a" é o lado oposto ao ângulo.
A sua avaliação:
Douglas
e quando eu tiver apenas um ângulo?
Marilene
olá obrigado pela matéria dada nesta página ajudou bastante :) Espero mais das suas explicações.
Nelia Oliveira
Oi Marilene! Que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ed
Num triangulo obtuso sabemos que, a altura e de 2 m, o abgulo inferior e 41,8 graus. Como calcular os outros angulos e como calcular os lados do mesmo. Grato
ricardo ferreira lima
graças a Deus,que encontrei o que eu mais queria nesta vida sou apaixonado por matematica até porque sou topografo de campo e tem muitos calculos de angulos que eu desconhecia mas vocês abriram minha cuca atraves destes ensinamento.riquezas de detalhes que eu não conheciaagradeçodecoração muito obrigado mesmo. que Deus vos abençoe . prof. Ricardo
Nelia Oliveira
Oi Ricardo! Que bom saber que a matéria foi útil para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Mmoacir
Um observador avista um objeto a 60º, outro, a 100 mt, avista o mesmo objeto a 30º. Qual é a altura do objeto. ******@gmail.com Tenho perdido noites de sono com esta questão. Obs. mude qualquer um dos graus, diferente de 30 e 60.
anonimo
sabendo q a distancia do primeiro(60°) para o segundo(30°) e de 100m logo temos um lado do triangulo como o lado oposto desse triangulo temos angulo de 120°(180°-60°) logo o ultimo lado também póssui 30° ou seja um triangulo isosceles tambem seria 100m sendo esse o valor da hipotenusa do primeiro e altura sendo o cateto oposto ao angulo de 60° assim sabe-se q seno do 60°=cateto oposto/hipotenusa altura igual a 100.raiz de3/2 = 50 raiz de 3
Faiza
Num triangulo agudo com os lados a) B) e c). Sabemos somente os graus de um so angulo"80", como calcular os restantes dois angulos?
Mmoacir
Vc precisa de duas medidas opostas para serem comparadas a fim de projetar a terceira. Se fosse um retângulo, Vc já estaria arbitrando as outras duas.
Ane
Como posso representar a área de um triângulo em percentual?
maria edurda
o melhor e melhorando deixando menor o texto
Ryan Godoy
eu estava interessado em saber os graus de um triangulo mais com os centímetros por ex : tem um triangulo , aii tem o centímetro de cada lado do triangulo ,, aii eu quero saber os graus
Mmoacir
Oi Ryan, Observe que : o SENO é uma porcentagem da hipotenusa, tipo; sen(60)=0,866... logo, este numero representa 86% da hipotenusa, como Vc declara que sabe o tamanho desta, basta multiplicar. O mesmo ocorre com o COSSENO. Dito isto, vs divide o lado pela hipotenusa e terá um numero de 0,xxxx, localise na TABELA, ou na calculadora (SIN-1, arco do seno), ou (COS-1), arco do cosseno). Vc achará a sua solução.
Gus
Então... se eu consigo medir dois ângulos, porque não poderia medir o terceiro ao invés de calculá-lo?! rs
mmoacir
A soma dos angulos internos não é 180º? Logo, deveria ser uma conta de subtração. 180-angulo1+angulo2.
Valquirene
Acho esses cálculos simples,para o que eu preciso.
regi
como acha o angulo através das medidas. A=3,5 B=1,8 e C=3,5
mmoacir
Através de seno e cosseno, numa tabela de qualquer calculadora científica.
Nélia Oliveira
Olá Kathleen, ainda bem que conseguimos ajudar :) Continue a seguir-nos!
kathleen
mais se tiver assim nos três lados nenhum lado 2X do outro lado 40 e pergunta qual o valor de X ai soma 2X + 40 = 42X ou 2X + 40 = 60X
kathleen michelle
hehe obrigada eu conseguir entender e aprendi obrigada por ter mim explicado :) ;)
sandra
e muito difici. mas temos qestudar
1 de 3
Como calcular os ângulos de um triângulo