Trigonometria

Como calcular o centro de um triângulo

Como calcular o centro de um triângulo

Existem diferentes formas para determinar o centro de um triângulo. Utilizando cálculos apenas se pode usar o que se chama de fórmula do centro, para determinar o ponto central do triângulo no sistema de coordenadas cartesianas. Se quer ver como se faz, continue a ler este artigo de umComo sobre como calcular o centro de um triângulo.

Também lhe pode interessar: Como calcular a área de um triângulo
Passos a seguir:
1

Escreva a seguinte equação: x = (Ax + Bx + Cx) / 3 e aponte os três valores de "x" dos pontos do triângulo no gráfico cartesiano. Depois divida este valor por três.

No nosso exemplo:

x = [(-3) + 10 + (-10)] / 3 = -3 / 3 = -1

Como calcular o centro de um triângulo - Passo 1
2

Escreva a seguinte equação: y = (Ay + By + Cy) / 3, e anote os três valores de "y" dos pontos do seu triângulo. Divida este número por três.

No nosso exemplo:

y = [(-7) + 0 + 6] / 3 = -1 / 3 = - 0,33

Como calcular o centro de um triângulo - Passo 2
3

Agora só temos que marcar o pondo médio no eixo das coordenadas. Os valores de x e y são as coordenadas do ponto central do triângulo e no nosso caso são:

  • x = -1
  • y = -0,33
Como calcular o centro de um triângulo - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o centro de um triângulo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se pretende encontrar um ponto central do triângulo sem o uso de cálculos, só tem que desenhar três linhas desde o ponto médio de cada lado até ao ponto do ângulo oposto. Estas três linhas cruzam-se no ponto central do triângulo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jose Edvan Silva
Comprei a antena que libera 400 canais em minha tv não consegui sintonizar um, testei em uma tv smartt também não pegou, ou veio com defeito ou propaganda enganos, etou devolvendo na segunda não tenho contato do pós venda.
LUCIANO
Eu acho que faltou explicação, pois essa foi a explicação de um tipo de centro, mas existem 4.
1 de 4
Como calcular o centro de um triângulo