Calcular a potência

Como calcular a potência em watts

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a potência em watts

Tem um dispositivo e quer calcular a quantidade de energia consumida? O nível de matemática necessário para calcular a potência e expressá-lo em watts é relativamente alto, pelo que é recomendável fazer estes cálculos com a calculadora. Este tutorial é importante para qualquer pessoa que queira conhecer as equações para calcular a potência ou aprender a calcular a pressão do vapor.

Vai precisar de:
  • Calculadora
  • Número de segundos
  • Quantidade de energia
  • Quantidade de corrente
  • Quantidade de volts
  • Quantidade de resistência
Também lhe pode interessar: Como calcular a pressão do vapor
Passos a seguir:
1

Usando uma calculadora, determine a quantidade de energia (Joules) e o tempo (segundos) para o qual deseja calcular a potência (watts). Divida a energia pelo tempo e obterá a taxa de consumo (watts) que é utilizada. Exemplo: 0.05 (J) / 20 (S) =0,0025 (mW). Use miliwatt porque a quantidade de energia utilizada maioritariamente na eletrônica é relativamente baixa.

2

Determine a quantidade de corrente (amperes) e a voltagem (volts) para o qual deseja calcular a potência. Multiplique o número de amperes e volts juntos. O produto dará a quantidade de energia. Por exemplo: 0,001 (mA) x 5 (V) = 0,005 (mW).

3

Veja a lei de Ohm: V = I x R ou a tensão é igual à intensidade por resistência. Utilizando a fórmula anterior, a energia é igual a amperes por volts (p = I x V), converta a fórmula para a energia ser igual à intensidade atual ao quadrado por resistência P = I x I x R. Isto dará o cálculo da energia dependendo da resistência.

4

Encontrando o quadrado da voltagem e dividindo-a pela resistência também dará a quantidade de energia. Por exemplo: P = I x I x R = 0,005 (mA) x 0,005 (mA) x 50 (ohmios) = 0,000025 (mA) x 50 (ohmios) =0,00125 (mW).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a potência em watts, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Não use uma calculadora se pretender melhorar os seus cálculos matemáticos de forma mental, pratique estas equações conectando a potência e calcule o tempo, energia, volts, amperes e resistência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
namir
muito pratico a explicacao .parabens.
Como calcular a potência em watts