Sotaques

Como aprender o sotaque mineiro

Como aprender o sotaque mineiro
Imagem: blogpop.com.br

Tem quem ache bonitinho, tem os que julgam engraçado, diferente, difícil... E tem, ainda, os que gostam tanto de ouvir que queriam falar da mesma forma! O sotaque mineiro é rapidamente percebido por quem não mora no estado de Minas Gerais e é conhecido por resumir algumas palavras, sendo que a sua pronúncia chega a ser confundida, por vezes, com a pronúncia caipira. Em umComo.com.br você conhece as principais peculiaridades deste dialeto e descobre como aprender o sotaque mineiro de forma fácil e descontraída.

Também lhe pode interessar: Como aprender o sotaque carioca

Passos a seguir:

1

Existem algumas características fonéticas básicas que quem deseja aprender o sotaque mineiro precisa saber. São elas:

  • Algumas vogais têm os seus hiatos alongados. Por exemplo: rio passa a ser rii.
  • Vogais sucessivas se transformam em similares. Exemplo: o urso vira u rso.
  • Os ritmos têm seus acentos fortalecidos, sendo que os fonemas tônicos são mais compridos que os átonos: calor se torna calôôôr.
  • Exclusão de algumas sílabas com vogais curtas. Exemplo: tomate passa a ser tomat’, sendo o “T mudo” e quase que assobiado.
  • Transformação da letra “E” em “I” e do “O” em “U”. Por exemplo: sudeste para sudesti.
  • Eliminação do som de “U” no final das frases. Caminho, por exemplo, vira caminh.
2

De dez palavras pronunciadas por um mineiro, pelo menos oito levam UAI! Esta interjeição normalmente inicia uma frase e significa susto, surpresa ou entendimento. Então, se você quer passar a ter o sotaque mineiro, pronuncie “uai” mais vezes.

3

Já a expressão aparece muito no fim das frases, principalmente as ditas para mulheres, e não tem um significado próprio.

4

Dimái da conta significa “demais da conta” e também é intensamente pronunciada no sotaque mineiro. Ela tem o objetivo de reforçar uma ideia e demonstrar uma forte opinião sobre determinado assunto.

5

Abrevie a parte de algumas palavras propositalmente, especialmente a sílaba final. A parada da pronúncia antes de “cortar” a sílaba costuma ser brusca: pedreiro fica pedreir.

6

Trem no dialeto mineiro não significa aquele transporte ferroviário que todo mundo conhece! Para os mineiros, este substantivo representa qualquer outro objeto, situação ou algo que a pessoa ache legal. Insira este termo em suas frases, principalmente quando não conseguir lembrar uma denominação específica.

7

Cadim é uma palavra que serve para dizer que você quer só um pouco.

8

O diminutivo está muito presente nas pronúncias. No entanto, ele é dito de uma forma bem diferente e única: no final de cada termo a sílaba “nho” ou “nha” que normalmente é usada para expressar diminuição é alterada para “im”. Assim, menininho vira meninim, trenzinho é trenzim, mulherzinha se torna mulherzim, e etc.

9

Uai, cê aprêêêndeu o sotaq’ mineirim num é? Então, pega "os trem tudo" que o umComo.com.br ensinô e sai prosiando por aí, sô!!!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque mineiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Ana Clara
kkkkkkkkkkkkkkk meu Deus, nada a ver
Gabriella
Kkkk mt legal o artigo, mas n é bem assim n... kkk sou mineira, e muita das coisas escritas ai n estao certas, se alguem de fora vier falando assim aqui as pessoas vão pensar q a pessoa veio da roça kkkkk mas confesso q algumas outras a gente fala msm...
Luiz Otávio
Ia comentar a mesma coisa
A sua avaliação:
josé
N existi mulherzim é muiézinha nem pedreir é pedrero
Moço Mike
Eta trem bão demais da conta sô, aprendi certin o sotaque de minas, to protin pra come esse trem de pão de queijo,
Luiz Otávio
Eita kkkk ai ss, ven para nossa região que tem muito pãi de queijo
ana paula cruz
sou mineira e estou tentando aprender o sotaque mineiro mais carregado uai o apresenta um trabaio mais num puxu o R como in algumas regiao de minas.. rsrs
A sua avaliação:
Pazini
Me relembra minha avó de Uberaba
A sua avaliação:
Ayssa
Ara sô esse trem me ajudou muito.
Luiz Otávio
Ai já é caipira.... "ara" quase ninguém fala
Lorena
esse trem é boom sô me ajudo muito ^^)
josé
Uai o trem é bão msm
Nalu santos
Me ajudou MT obg *-*
Editor umComo.com.br
Oi Nalu, que bom saber! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
nathalia silva cunha
bom me ajudou
Editor umComo.com.br
Oi Nathalia, que bom saber! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: blogpop.com.br
Como aprender o sotaque mineiro