Aprender a escrever

Como aprender a escrever

Como aprender a escrever

Desde pequenos que enfrentamos quase diariamente a tarefa de escrever, ao chegar à idade adulta são poucas as pessoas que conseguem fazê-lo de forma eficiente, atraente para o leitor e livre de algum tipo de erro. Se quer melhorar as suas capacidades escritas, em umComo.com.br damos-lhe alguns bons conselhos a ter em conta para aprender a escrever corretamente.

Também lhe pode interessar: Como aprender a escrever no computador

Passos a seguir:

1

Desenvolva o hábito da leitura, pois não há melhor forma de aprender a escrever corretamente do que lendo. Esta atividade irá fornecer-lhe mais vocabulário, e ajudará a melhorar a sua ortografia e abrirá a sua mente a diferentes estilos literários.

2

Um dos erros na hora de escrever é não saber como organizar as ideias, comece pela essência do que quer transmitir e de seguida continue com os detalhes. No jornalismo utiliza-se uma lista de perguntas que deve responder para transmitir com êxito uma informação: o quê, quem, como, quando, onde e porquê, é muito útil quando pretende escrever textos informativos.

3

Trate do gênero e do número, ou seja, ao escrever tenha em atenção se os substantivos são femininos ou masculinos, se estão bem no número, ou seja, em quantidades, e se não cometeu nenhum erro gramatical básico, se algo lhe soar estranho, vale a pena fazer uma revisão novamente.

4

Se não tiver um vocabulário desenvolvido, evite o uso de palavras complexas, pois pode aplicá-las de forma incorreta e fazer com que o esforço por escrever bem seja reduzido a nada.

5

Não adorne demasiado as ideias, uma boa redação não implica um excesso de palavras redundantes e sem sentido, seja claro no que pretende transmitir por escrito e utilize os recursos que tem ao seu alcance sem exagerar.

6

Evite os parágrafos demasiado compridos e lembre-se que os sinais de pontuação existem e servem para alguma coisa, use-os e trate de sintetizar as ideias sem dar demasiadas voltas.

7

Cuidado com a repetição excessiva de palavras e conectores, para escrever adequadamente é importante usar sinônimos e ter um vocabulário o mais rico possível, tenha sempre um dicionário de termos e um de sinônimos e antônimos ou recorra aos digitais, como o dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

8

Um bom escritor não enfrenta necessariamente bem todos os tipos de textos, se gosta de algo em particular, estude e leia livros sobre esse gênero, tais como manuais corporativos se pretender melhorar a sua escrita no seu trabalho, leia a imprensa se sentir que deverá aprender a resumir melhor, ou leia literatura se quiser melhorar este tipo de habilidades de escrita.

9

Rever, rever e rever. Ninguém disse que os bons escritores não se certificam umas mil vezes que o seu trabalho está perfeito, às vezes para conseguir escrever de forma correta é necessário modificar várias vezes a estrutura do texto, faz parte do processo por isso não se sinta frustrado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a escrever, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Para escrever bem é importante preparar a mente, ler, trabalhar a ortografia, conhecer as regras básicas e esforçar-se para melhorar todos os dias.
  • É possível que não veja resultados imediatos, mas se seguir estas dicas, melhorará a sua escrita num curto espaço de tempo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Arnaldo da silva
eu tenho 42 anos hoje estou querendo aprender a escrever corretamente
Antonio Edson de Silva
cortaria aprender a escreve como vasso
Alexsandro da Matta Oliveira
Conteúdo maravilhoso, muito obrigado pelo conhecimento...
Editor umComo.com.br
Oi Alexsandro! Que bom que você curtiu o artigo. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
VERA LUCIA SANTOS
Pessoal, Vocês dão Curso? Grata, Vera
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Não, somos um portal de artigos informativos. Continue acompanhando nossas dicas ;)
EDUADO
EU QUERO APRENDE FALAR ESCREVER
renan
Ajudou muito obrigado, porquê eu troco muito as letras uma pela outra
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Renan! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
daniel
Agóra eu istou comessandu a meiorar meu português
tomazia monteiro
gostaria de escreve coretamente coto com a juda de vcs
Como aprender a escrever