Sair de um casamento

Como anular um casamento

Como anular um casamento
Imagem: eduardoagnoletto.adv.br

Nem todo casamento é um conto de fadas como se imagina, uma hora ou outra o casal pode acabar tendo problemas que os levem a tomar a decisão de anular o casamento. Quando se decide por um divórcio o casal deve ter conhecimento de alguns fatos importantes e como proceder para conseguir de forma correta se divorciar. No umComo você vai então tirar as suas dúvidas sobre como anular um casamento.

Passos a seguir:
1

Para se anular um casamento deve-se iniciar um processo de nulidade de casamento que precisa ser feito por um advogado, esse processo terá como objetivo cancelar o vínculo matrimonial existente entre o casal que deseja se separar.

Anular um casamento não é um processo muito simples, pois a nossa lei possui vários obstáculos que acabam por vez dificultando um pouco essa separação.

Como anular um casamento - Passo 1
Imagem: todahelohim.com
2

Quando se decide iniciar o processo de nulidade matrimonial, é preciso que seja feito um libelo, que é um histórico do casal que busca anular o casamento. Esse libelo deve conter informações como um histórico do casal, onde serão relatados fatos ocorridos na vida do casal, endereços, motivo pelo qual desejam anular o casamento e até indicações de pessoas como testemunhas.

Como anular um casamento - Passo 2
Imagem: lunatenorio.jusbrasil.com.br
3

Uma avaliação do libelo é feita para verificar os motivos pelos quais se pede a anulação do casamento, e as testemunhas são nesse momento ouvidas. Esse processo pode levar algum tempo por ser um processo que precisa ser analisado com cautela e atenção, após o resultado da nulidade do casamento sair o processo ainda é passado para o poder do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação que é a parte responsável por realizar a homologação.

Como anular um casamento - Passo 3
Imagem: advogadonojapao.com
4

Caso a situação seja mais complicada tendo uma das partes que não concorda com a anulação do casamento o processo ocorrerá como divórcio litigioso, nesse caso o juiz será responsável por decidir pela separação baseando-se nos fatos como:

  • Provar que houve danos ao outro no relacionamento.
  • Motivo da separação omitido pelo parceiro (a).
  • Maus-tratos ao conjugue.
  • Entre outros.

Assim o juiz ficará responsável por analisar os fatores que compõem o pedido de anulação do casamento e decidir por conceder ou não a nulidade.

5

Para obter a anulação do casamento no religioso os envolvidos devem primeiro passar pela nulidade do casamento civil, logo após o caso poderá ser encaminhado até o Tribunal Eclesiástico onde então será resolvida a anulação do casamento realizado no religioso.

Para se anular um casamento é importante que os dois lados estejam dispostos a realizar a anulação da melhor maneira possível, para que o processo seja então realizado da maneira mais pacifica.

Todo o processo gera um certo trabalho e custos, por isso é importante ter consciência que para realizar a anulação do casamento você terá um gasto extra no orçamento.

Como anular um casamento - Passo 5
Imagem: cadenaser.com
6

Para que todo processo flua de maneira menos complicada procure um bom advogado e tente manter um acordo entre ambas as partes que estão no processo de anulação. Dessa maneira pode-se chegar a senso comum sem que haja maiores transtornos entre os envolvidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como anular um casamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Kleber
Me casei no civil vai fazer tres meses no proximo dia 15 mais se tornou impossivel a convivencia a dois como faço para anular meu casamento eu ainda consigo
Wellington
Amigo! Converse com ela primeiro, se não der certo, procure um forum na sua cidade ou na cidade vizinha. Quando encontrar, procure por um advogado do estado, ele vai preparar a papelada pra você.
Imagem: eduardoagnoletto.adv.br
Imagem: todahelohim.com
Imagem: lunatenorio.jusbrasil.com.br
Imagem: advogadonojapao.com
Imagem: cadenaser.com
1 de 5
Como anular um casamento