Autoajuda

5 sinais de que você é uma pessoa egoísta

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
5 sinais de que você é uma pessoa egoísta

O egoísmo é um traço que dificilmente reconheceremos em nós mesmos, de fato, é quase melhor pensar que não nos damos conta, que não fazemos de propósito, somos assim e ponto. Se alguém comentou algo sobre isso alguma vez e começa a suspeitar, confira o seguinte artigo de umComo no qual lhe vamos dar 5 sinais de que é uma pessoa egoísta para tirar suas dúvidas.

Índice

  1. Pede um pouco de tudo e não compartilha?
  2. Se você não me oferece nada, eu também não lhe dou nada
  3. Se fica um é para você
  4. Egoísmo na partilha
  5. Prepara desculpas para determinadas situações

Pede um pouco de tudo e não compartilha?

Se quando esta frase sai da boca de algum dos seus amigos você se irrita, este pode ser um sinal de que talvez você possa ser uma pessoa egoísta. Você gosta de ter seu prato para si, e que ninguém meta a mão para pegar uma batata, caso contrário você ficará irritado. Se tem que ceder e finalmente compartilhar, quando chegam os pratos calculará rapidamente que quantidade corresponde a cada um e deixará bem claro antes de lhes dar tempo para pegar o garfo.

Se você não me oferece nada, eu também não lhe dou nada

Ainda que dar presentes não seja sua paixão, quando alguém lhe oferece algum presente por seu aniversário, sabe que o melhor a fazer é corresponder. Agora, se uma pessoa convidar você para sua festa, mas não levar nada quando você fez a sua, estará na sua lista negra e, claro, você também não lhe levará nenhum presente, tendo pouca ou nenhuma importância o que pensa de você. Se isto acontece, então saiba que está perante um sinal claro de egoísmo, pois não temos que dar ao outro apenas quando ele nos dá alguma coisa.

Se fica um é para você

Quando lhe perguntam se tem um lenço, um chiclete, um elástico de cabelo... prefere mentir do que dar o último. Pode ser que não vá usar, que nem sequer se lembrava de que o tinha em sua bolsa, mas se só tem um, é melhor ficar com ele, assim você coloca seu rosto mais triste e com sua voz mais doce diz à pessoa "Sinto muito, mas não tenho". Se já se deu conta desta situação acontecer com você, então talvez você seja uma pessoa um pouco egoísta.

5 sinais de que você é uma pessoa egoísta - Se fica um é para você

Egoísmo na partilha

Outro sinal de que você pode ser uma pessoa egoísta é se pensar em cada vez que está comendo alguma coisa e alguém lhe pede um pedaço. Existe, por exemplo, a situação de estar comendo um sanduíche e alguém lhe pedir educadamente por um pedaço. Se quando isso acontece você tem o hábito de colocar o dedo na sanduíche para delimitar até onde essa pessoa pode tirar o seu pedaço, então esse é um claro sinal de egoísmo.

Mas também existe a típica situação de tentar comer a sua sanduíche às escondidas e à pressa para evitar que alguém o veja comendo e lhe roube um pedaço que seja da sua comida. Se você se identifica com alguma destas situações, então é porque você pode ser uma pessoa um pouco egoísta.

Prepara desculpas para determinadas situações

Quando tem um amigo que não tem carro e você vai com as desculpas preparadas para não ter que o levar de volta, aí você sabe que é uma pessoa egoísta. Você pensa que o carro é seu e que não tem de fazer de taxista, então só levará seu amigo se a sua casa for a caminho da sua, pois nessa situação será difícil arrumar uma desculpa para não o deixar em casa.

Se você se tiver apercebido que talvez a sua personalidade é um pouco egoísta, tenha calma que ainda vai a tempo de mudar. Para o ajudar, recomendamos que leia o nosso artigo sobre como ser uma pessoa altruísta para conseguir pensar mais nos outros e não tanto em si.

5 sinais de que você é uma pessoa egoísta - Prepara desculpas para determinadas situações

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 sinais de que você é uma pessoa egoísta, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
5 sinais de que você é uma pessoa egoísta