O melhor momento para engravidar

Sintomas do período fértil

Sintomas do período fértil
Imagem: bodyharmony.com

O período fértil é o período de tempo, durante a ovulação, em que a mulher se encontra mais fértil, e por isso existe uma maior probabilidade de engravidar. Pode utilizar o método do cálculo do período fértil, para determinar o momento mais propício para engravidar, ou também o pode utilizar caso não pretenda engravidar, não tendo relações sexuais durante esse período. Sabia que o corpo apresenta alguns sinais quando está no período da ovulação? De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe quais são os sintomas do período fértil.

Também lhe pode interessar: Como calcular o período fértil

Passos a seguir:

1

Leve dor na região pélvica. Nem todas as mulheres chegam a perceber esta dor. É uma dor que provoca leves pontadas no baixo ventre. Este pequeno incômodo ocorre porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário. Esta dor é a indicação de que a mulher está a ovular.

2

Secreção vaginal. Durante o período fértil existe um aumento da secreção vaginal, que parece clara de ovo elástica, sem um odor forte. Essa secreção ocorre, porque o organismo da mulher está a preparar-se para fecundar e esta secreção facilita a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

3

Aumento da libido e do apetite. Durante a ovulação, o desejo feminino aumenta. Isto acontece, porque na fase da ovulação é produzido um hormônio, a progesterona. Para além disso, quando o nível desta hormona está mais elevado, a mulher sente mais fome.

4

Temperatura. A temperatura do corpo da mulher também sofre uma ligeira alteração durante o período fértil, aumentando ligeiramente. Pode identificar os dias mais férteis, medindo a sua temperatura diariamente ao acordar, desde o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Quando tiver uma temperatura mais elevada, estará muito provavelmente no seu período fértil.

5

Estes sintomas permanecem durante todos os dias do período fértil, ou seja, durante a fase reprodutiva da mulher.

Sugestão: Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do período fértil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
florencia humba
minha menstruação dura mas que uma semana já fui ao medico já fiz varias ecografia mas não apresentam problemas isso Aconteu em 2018 quando tomei um comprimindo microjinou como fazer para regularizar ??????
Cicera irene
Porque sinto muito calor quando estou menstruada,tenho 43 anos mas sempre foi assim e também se com essa idade tenho mas dificuldade para engravida,eu não quero mas filhos e nem tomar pílula me ajudem obrigada.
Imagem: bodyharmony.com
Sintomas do período fértil