Explicar o sistema solar

Quais os planetas que formam o Sistema Solar

Quais os planetas que formam o Sistema Solar
Imagem: fotos.org

O Sistema Solar é o sistema planetário onde se encontra a Terra. Mas... sabia que a maior parte do Sistema Solar, aproximadamente 90%, é ocupado pelo Sol? Uma estrela enorme ao redor da qual gira o resto dos planetas. Mas quais são os planetas do Sistema Solar? Na seguinte lista do umComo se exclui Plutão, porque a 24 de agosto de 2006 a União Astronômica Internacional o afastou do Sistema Solar qualificando-o como 'planeta anão'.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho do Sol

Índice

  1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Terra
  4. Marte
  5. Júpiter
  6. Saturno
  7. Urano
  8. Neptuno

Mercúrio

É o planeta mais próximo do Sol. E também é o menor do Sistema Solar. Mercúrio é um dos planetas classificados como rochosos e sem satélites. Antigamente se pensava que Mercúrio tinha um período de rotação de 88 dias, igual que seu período de translação. No entanto, ficou demonstrado que seu período de rotação é de 58,7 dias, que é 2/3 de seu período de translação.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Mercúrio
Imagem: astronomia.com

Vênus

É o terceiro planeta do Sistema Solar quanto ao tamanho. Vênus é um planeta rochoso e terrestre, o que faz com que muitos o associem com a Terra. Apesar de não estar mais perto do Sol do que Mercúrio, sua pressão atmosférica é superior. Além disso, possui o dia mais longo do Sistema Solar: 243 dias terrestres e gira no sentido dos ponteiros do relógio, isto é, em sentido contrário ao resto dos planetas.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Vênus
Imagem: en.wikipedia.com

Terra

É onde vivemos. A Terra formou-se há aproximadamente 4,567 bilhões de anos e a vida surgiu aproximadamente um bilhão de anos depois. Sua superfície está coberta por lagos e ilhas. Além disso, as propriedades físicas e geológicas da Terra permitem que a vida siga existindo. A Terra possui um único satélite natural, a Lua, que é o que produz as marés, estabiliza a inclinação do eixo terrestre e reduz gradualmente a rotação do planeta.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Terra
Imagem: cienciamasticada.com

Marte

É o quarto planeta do Sistema Solar e o mais próximo ao Sol. Às vezes é chamado de 'planeta vermelho' devido à aparência avermelhada que lhe confere o óxido de ferro que domina sua superfície. Tem uma atmosfera fina formada por dióxido de carbono e os satélites Fobos e Deimos. Marte faz parte dos planetas superiores à Terra, isto é, aqueles que nunca passam entre o Sol e a Terra.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Marte
Imagem: ricardoaliagofotografia.blogspot.com

Júpiter

É o planeta que mais brilha ao longo do ano dependendo de sua fase. É, após o Sol, o maior corpo celeste do Sistema Solar. Tem uma massa duas vezes e meia maior que a do resto dos planetas juntos. Júpiter é um planeta gasoso que só é formado por hidrogênio e hélio e que carece de uma superfície interior definida.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Júpiter
Imagem: odiseacosmica.com

Saturno

O que caracteriza este planeta são seus brilhantes anéis. Saturno é um planeta visivelmente achatado em seus polos. O período de rotação de Saturno é incerto já que não possui superfície e sua atmosfera gira com um período diferente em cada latitude. O volume do planeta é suficiente para conter 740 vezes a Terra, mas sua massa só é 95 vezes a terrestre.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Saturno
Imagem: dicter.eusal.com

Urano

Urano é visível a olho nu no céu noturno. Apesar de tudo, os astrônomos não o catalogaram na antiguidade devido à sua escassez luminosa e à lentidão de sua órbita. Urano possui a atmosfera planetária mais fria do Sistema Solar com uma temperatura de -224ºC.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Urano
Imagem: hadronesyleptones.wordpress.com

Neptuno

É o oitavo planeta do Sistema Solar e foi o primeiro descoberto graças às predições matemáticas. Sua massa é 17 vezes a da Terra e tem também um pouco mais de massa que seu planeta gêmeo, Urano. Os ventos mais fortes de qualquer planeta do Sistema Solar encontram-se em Neptuno.

Quais os planetas que formam o Sistema Solar - Neptuno
Imagem: es.wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os planetas que formam o Sistema Solar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alan
Materia muito boa, gostei de saber mais sobre nosso sistema solar. Muito obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alan! Que bom saber que a informação foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: fotos.org
Imagem: astronomia.com
Imagem: en.wikipedia.com
Imagem: cienciamasticada.com
Imagem: ricardoaliagofotografia.blogspot.com
Imagem: odiseacosmica.com
Imagem: dicter.eusal.com
Imagem: hadronesyleptones.wordpress.com
Imagem: es.wikipedia.org
1 de 9
Quais os planetas que formam o Sistema Solar