Biologia de Insectos

Quanto tempo vivem as moscas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto tempo vivem as moscas

Existe um boato de que as moscas vivem apenas 24 horas. No entanto, esta informação é falsa. Trata-se de uma das espécies mais antigas e acredita-se que acompanhe os seres humanos desde a época da pré-história.

Em umComo.com.br, queremos informar um pouco mais sobre o mundo deste incrível animal e responder uma pergunta que muita gente se faz: Quanto tempo vivem as moscas? Continue lendo e descobrirá!

Também lhe pode interessar: Quanto tempo é um ano luz

Índice

  1. A vida das moscas
  2. Curiosidades sobre as moscas
  3. O impacto positivo das moscas

A vida das moscas

As moscas têm um ciclo de vida que se divide em quatro etapas perfeitamente diferenciadas. São as seguintes:

1) Etapa do ovo

2) Etapa da larva: após 8 ou 20 horas o ovo da mosca eclode

3) Etapa da pupa: entre os dias 4 e 10 seguintes da saída do ovo, a larva da mosca fabrica uma cobertura de cor avermelhada onde permanece por mais cerca de 3 ou 6 dias

4) Etapa da mosca adulta: ao sair da pupa, a mosca pode viver como uma espécie adulta por cerca de 15 a 20 dias

Por conseguinte, para saber quanto tempo vive uma mosca, deve-se considerar todas estas etapas mas, em geral, podemos dizer que uma mosca costuma viver de 15 a 31 dias.

Curiosidades sobre as moscas

Nossa relação com as moscas costumam ser conflitantes, por se tratar de um inseto desagradável que pousa em nossos alimentos e incomoda nossos momentos de relax. No entanto, a vida da mosca é muito interessante e há algumas curiosidades dos animais que merecem ser destacadas.

Por exemplo, sabe-se que as moscas têm uma grande velocidade, motivo pelo qual é muito difícil caçá-las; esta velocidade pode chegar a atingir os 7 km/h chegando a bater suas asas cerca 200 vezes por segundo!

Outra curiosidade sobre as moscas é sua alta capacidade de gestação pois, no mês que estão vivas, uma mosca fêmea é capaz de pôr até 8000 ovos; isto é, a cada 2 ou 3 dias a mosca pode pôr 500 ovos.

O impacto positivo das moscas

Como todos os animais de nosso ecossistema, a mosca também exerce um impacto positivo em nosso meio. O primeiro deles é sua importância como eliminadora de cadáveres de outros insetos que morreram; também exerce um bom impacto ao converter a matéria fecal e a decomposição da vegetação.

Também não devemos esquecer que as moscas fazem parte da cadeia alimentar e que são o alimento de outros insetos e animais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vivem as moscas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quanto tempo vivem as moscas