Cultura Grécia Antiga

Qual o significado das máscaras gregas

Qual o significado das máscaras gregas

As máscaras gregas marcaram o início do teatro na Grécia Antiga e retratavam os principais gêneros de representação daquela altura. Na tragédia encenavam temas de natureza humana e realçavam o controle que os deuses tinham sobre o destino de todos. A comédia criticava a política e a sociedade de Atenas. As máscaras de teatro representavam sentimentos e emoções exageradas, mas de reconhecimento universal. Mas qual o significado destas máscaras? Em umComo explicamos-lhe o significado das máscaras gregas a partir da sua origem.

Índice

  1. Simbolismo da máscara
  2. O teatro na Grécia Antiga
  3. As máscaras gregas

Simbolismo da máscara

Ao londo de vários séculos, as máscaras foram a representação de seres sobrenaturais e divinos e dos antepassados. Mas o simbolismo da máscara pode variar de cultura para cultura, consoante os costumes da mesma. Como disfarce, como objeto lúdico, religioso ou até mesmo artístico, a máscara pode ter diversos propósitos. Quando você usa uma máscara pode estar reforçando a sua identidade, escondendo-a ou mesmo alterando os traços dela.

No Oriente as máscaras têm um grande significado, sendo as mais comuns as teatrais, também usadas nas danças sagradas. Mas elas também são usadas em rituais, como procissões, ou mesmo na representação de mitos de origem e costumes cotidianos.

Qual o significado das máscaras gregas - Simbolismo da máscara

O teatro na Grécia Antiga

Dionísio era um deus muito admirado na Grécia e eram muitos os rituais dedicados ao mestre mitológico do vinho, da festa e da fertilidade. Dramatizações, performances, atuações musicais e outros espetáculos faziam o festival de Dionísio, que foi abrindo portas ao teatro organizado. Já nestes rituais eram usadas máscaras.

Apesar de serem usadas para várias ocasiões, as máscaras na Grécia Antiga ganharam significado tradicional quando usadas no teatro. Se calcula que tenham surgido entre 500 e 300 a.C. e eram usadas como símbolo de identificação, representando personagens estereotipadas. O objetivo era evidenciar o carácter do personagem e a sua personalidade. As máscaras de teatro são formas de representação de sentimentos e emoções universais, representadas de modo exagerado.

Qual o significado das máscaras gregas - O teatro na Grécia Antiga

As máscaras gregas

As máscaras eram confeccionadas de modo a que toda a face do ator estivesse coberta e apenas havia espaço para os olhos e para a boca. Começaram por ser feitas com madeira, cortiça, tecido, argila ou couro e muitas vezes eram decoradas a partir de cabelos de pessoas e animais.

Na Grécia Antiga o público ficava longe do palco e era necessário evidenciar as características dos personagens, usando as máscaras como amplificador das suas expressões. Serviam ainda de megafone para que as palavras do ator facilmente chegassem até ao público. Outra necessidade que incentivou o uso de máscaras foi o disfarce de gêneros. No início da história do teatro, apenas os homens podiam representar, então eles tinham de representar todo o tipo de papéis, incluindo os femininos. As máscaras ajudavam a manter a história real, disfarçando o gênero verdadeiro do personagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das máscaras gregas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
arthur
Quais eram as principais características da máscara teatral grega?
1 de 3
Qual o significado das máscaras gregas