Cultura espanhola

Qual o significado da bandeira da Espanha

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o significado da bandeira da Espanha
Imagem: avantida.com

As bandeiras são um dos principais elementos que representam uma nação. Os seus simbolismos devem ser conhecidos pelos nativos, pois normalmente escondem significados de grande importância e relevância histórica do país. A bandeira de Espanha é formada por duas faixas vermelhas, uma superior e uma inferior, uma faixa amarela, e o escudo da família real espanhola. As listas estão dispostas na horizontal, sendo que a faixa amarela se encontra entre as duas vermelhas. A lista amarela possui o dobro da largura das encarnadas, albergando o brasão do lado esquerdo. Se você gostaria de saber qual o significado desses elementos e suas cores, continue lendo esse artigo do umComo e descubra qual o significado da bandeira da Espanha.

Também lhe pode interessar: Significado da bandeira do Japão

Passos a seguir:

1

História

A atual bandeira de Espanha foi adotada a 5 de Outubro de 1981, 6 anos depois do final da ditadura de Francisco Franco (1975) e 3 anos depois da reforma da constituição que declarou a Espanha um estado social e democrático de direito (1978).

2

Cores

As suas cores continuam as mesmas com o passar dos séculos, devido à sua relevância histórica para Espanha. O vermelho simboliza a valentia, a conquista e a alegria, enquanto que o amarelo representam o ouro, ou as riquezas de Espanha neste caso.

Nota: A bandeira de Espanha tem o carinhoso nome de La Rojigualda, que é uma referência aos seus tons (rojo = vermelho e gualda = amarelo).

Qual o significado da bandeira da Espanha - Passo 2
Imagem: clipartist.net
3

O Escudo

O escudo ao centro da bandeira representa os reinos que se uniram para formar a Espanha. No centro, podemos ver a Flor de Lis, que representa a casa Real de Espanha - os Bourbons. As colunas são o símbolo das descobertas e conquistas do povo espanhol durante a época das Grandes Navegações.

O escudo está divido em reinos, sendo composto pelos brasões de Castela (torre de três torreões a dourado, com contorno negro), Aragão (fundo dourado com faixas vermelhas), Leão (leão magenta de coroa dourada, em fundo prata), Granada (romã com duas folhas em fundo prata) e, ao centro, o Brasão da Dinastia reinante (composto por três flores de Lis). As duas colunas que acompanham o brasão representam Ceuta e Gibraltar. No topo, podemos ver a coroa de Aragão.

Qual o significado da bandeira da Espanha - Passo 3
Imagem: xoomclips.com
4

Interpretações

As cores da bandeira Espanhola podem ser interpretadas como um paralelismo com as corridas de touros, sendo que o vermelho também simboliza a virilidade, o dinamismo, a masculinidade e o sangue. O amarelo pode ser visto como um símbolo de alegria, vitória e a cor do centro das praças de touros.

5

Agora que já sabe qual o significado da bandeira da Espanha, não deixe de acessar esses artigos para saber mais sobre os significados da bandeira de outros países:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado da bandeira da Espanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
geraldo josé braga
muito interessante o artigo.
Imagem: avantida.com
Imagem: clipartist.net
Imagem: xoomclips.com
1 de 3
Qual o significado da bandeira da Espanha