Geografia

Qual é o menor país do mundo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual é o menor país do mundo

Entre as 194 nações que formam nosso planeta podemos encontrar de tudo: países com uma grande extensão, outros de tamanho mais moderado e aqueles que são realmente pequenos e, às vezes, com muito poucos habitantes. Mas entre todos, qual é o menor país do mundo? Continue lendo este artigo, porque em umComo.com.br explicamos tudo!

Também lhe pode interessar: Menores países do mundo
Passos a seguir:
1

O menor país do mundo é O Vaticano. Isso mesmo, o Estado da Cidade do Vaticano, como é chamado oficialmente, é o estado independente com menor extensão do planeta, contando com apenas 0,44 quilômetros quadrados. Seu tamanho é tão modesto que a Basílica de São Pedro, uma de suas maiores atrações turísticas, ocupa 7% de seu território. No entanto, apesar de pequeno, este lugar conta com muitos aspectos interessantes e curiosos.

Qual é o menor país do mundo - Passo 1
2

Para começar, é bom lembrar que o Vaticano se situa dentro da cidade de Roma, na Itália. Apesar disso, é um estado independente com suas próprias leis e governo, que por um acordo se rege também pela moeda do Euro, ainda que conte com um cunho especial.

A cidade do Vaticano é um dos 6 microestados que se encontram na Europa, por isso ainda que nos possa parecer curioso, não se trata de um caso isolado. Além deste importante centro do catolicismo, entre os microestados europeus encontramos também Andorra, Mônaco, Malta, São Marinho e Liechtenstein.

3

Ao ser o menor país do mundo, O Vaticano não conta com uma população muito elevada. Nesta cidade-estado habitam pouco mais de 930 pessoas, mas não esqueçamos que em suas fronteiras se encontram importantes atrações turísticas, religiosas e culturais como a Basílica de São Pedro e a praça com o mesmo nome, onde o Papa se dirige aos fiéis que vão de forma maciça a este lugar.

Estas importantes construções fazem que o Vaticano seja a cidade-estado mais urbanizada do mundo, outro importante recorde para este lugar.

Qual é o menor país do mundo - Passo 3
4

Agora já sabe qual é o menor país do mundo; interessante, não?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o menor país do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual é o menor país do mundo