Aulas de Geografia

Qual é o maior país da Europa?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o maior país da Europa?

A Europa é um continente relativamente pequeno, só é superada pela Oceania como continente com menor extensão geográfica. Os cinquenta países que a formam são um fantástico exemplo da beleza e riqueza que há no nosso planeta, já que em nenhum outro lugar da terra se misturam tantas culturas diferentes em um território tão pequeno.

Além de uma grande variedade cultural, também há muita diversidade de climas e paisagens, desde desertos até glaciares, que podem apaixonar todo o tipo de pessoas. Mas entre tanta variedade, qual é o maior país da Europa? Se quer saber a resposta, de seguida em umComo.com.br explicamos.

Passos a seguir:
1

A Rússia é o maior país da Europa, mas não é só isso, com 17.075.200 quilômetros quadrados de superfície também é o maior país do mundo. Tem 146 milhões de habitantes, valor que o converte no nono país mais habitado do planeta. Para ter uma ideia da grande extensão de território que ocupa, há um dado muito revelador: uma nona parte de toda a terra firme do planeta é território russo.

Qual é o maior país da Europa? - Passo 1
2

Devido às suas dimensões, este gigante faz parte de dois continentes: Europa e Ásia. Apesar disso, ainda que só contássemos a parte da Rússia que está em território europeu, que são mais de 4 milhões de quilômetros quadrados, continuaria sendo o maior país do continente, ocupando uma superfície de 40% sobre o total da Europa.

3

Um dos benefícios de ser um país tão grande é a grande diversidade cultural que existe dentro da Rússia. Por toda a nação podemos encontrar até 160 grupos étnicos, entre os quais falam mais de 100 idiomas diferentes. Apesar do russo ser o único idioma oficial em todo o país, cada região estabelece outras línguas oficiais. Entre estas diferentes línguas que se falam destacam-se por importância e número de falantes o ucraniano, o tártaro e o checheno.

Qual é o maior país da Europa? - Passo 3
4

Moscou é a capital do país e a maior parte da Rússia europeia tem o mesmo fuso horário. No entanto, dada a sua grande extensão, entre uma região e outra podem haver até 10 horas de diferença. As principais cidades do país são a já mencionada Moscou, San Petersburgo, que foi a capital em diferentes ocasiões ao longo da história e Novosibirsk, a maior cidade da Sibéria.

5

Além de ser o maior país do mundo, também é o país que compartilha fronteira com mais países, contando tanto as terrestres como as marítimas, está em contato direto com 16 países. Suas fronteiras estendem-se da Europa, limitando-se com países como Letônia, Noruega ou Polônia, até a Ásia, com China ou Coreia do Norte. No entanto, certamente a fronteira mais curiosa é a que tem com os Estados Unidos no território marítimo que rodeia o Alasca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o maior país da Europa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Adriano castanheira
Gostava de matérias soube Portugal
Editor umComo.com.br
Oi Adriano! Dê uma olhada nas nossas matérias sobre Portugal: https://www.umcomo.com.br/search/index?q=portugal
1 de 3
Qual é o maior país da Europa?