Geografia

Qual é o maior deserto do mundo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o maior deserto do mundo

O nosso planeta conta com diversas paisagens e ecossistemas; sendo assim, podemos encontrar incríveis florestas, planícies rodeadas de vegetação, montanhas de todo o tipo, mas também vastos desertos onde transitar poder ser um grande desafio. Um deserto é um terreno pedregoso ou composto de areia, onde praticamente não chove e onde a vida vegetal, animal e humana é escassa ou ausente. Sem dúvida um território bastante extremo, e é possível que conheça o nome de pelo menos um... mas sabe qual é o maior deserto do mundo? Em umComo.com.br explicamos tudo!

Também lhe pode interessar: Qual é o maior oceano do mundo

Passos a seguir:

1

Costumamos associar os desertos com muito calor, altas temperaturas e, claro, com as miragens. Por isso é quase certo que, quando souber qual é o maior deserto do mundo ficará surpreendido, pois lá existe de tudo menos altas temperaturas. O deserto de maior extensão do planeta é a Antártida, o continente onde está localizado o pólo sul, uma zona com baixíssimas temperaturas onde a vida se torna praticamente impossível, exceto pelas zonas de costa onde habitam animais como pinguins, leões marinhos ou focas.

Qual é o maior deserto do mundo - Passo 1
2

O deserto da Antártida conta com quase 14.000.000 km², trata-se de um terreno pedregoso que, no entanto, passa a maior parte do ano coberto de neve pois se trata do continente com a média de temperatura mais baixa da terra. Em sua extensão habitam muito poucos humanos pois o clima extremo dificulta de forma importante a vida neste território.

3

Mas curiosamente e apesar de tanta neve, o maior deserto do mundo encontra-se precisamente aqui porque a Antártida é o lugar com menos umidade da terra (em média), um espaço com níveis de secura tão elevados que superam qualquer outro deserto quente do planeta.

4

Agora que ficou claro qual é o maior deserto do mundo, então é normal que se pergunte o que acontece com o Saara? Pois muitos acham que é o mais extenso, e realmente é o terceiro maior deserto do mundo, sendo o Ártico (outro lugar cheio de neve) o segundo.

O Saara, localizado a norte do continente africano, no entanto, é o maior deserto quente do mundo, com uma extensão de 9.065.253 km²

Qual é o maior deserto do mundo - Passo 4
5

Aproveite e confira outros temas que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o maior deserto do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual é o maior deserto do mundo