Anatomia Humana

Qual é a função do pâncreas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a função do pâncreas

Sabe para que serve o pâncreas? Este órgão e suas funções são comumente desconhecidos, apesar de desempenhar uma função vital para o desenvolvimento humano. Por conseguinte, é importante conhecer como trabalha o pâncreas e entender assim a importância desta glândula do sistema digestivo e endócrino. Não espere mais e aprenda com o umComo qual é a função do pâncreas.

Também lhe pode interessar: Qual é a função do estômago

Índice

  1. O que é o pâncreas e onde está?
  2. Função exócrina
  3. Função endócrina
  4. Mais informação sobre o pâncreas

O que é o pâncreas e onde está?

O pâncreas é uma glândula alongada que se situa no abdômen e cujo tamanho oscila entre 15 e 20 cm de comprimento e uns 4 cm de espessura. Este órgão tem forma cônica: o lado direito é a parte mais larga, é o que se conhece como a cabeça do pâncreas e se encontra na curvatura do duodeno, enquanto a parte esquerda --corpo e cauda-- é mais estreita e ligeiramente levantada para cima, terminando perto do baço.

O pâncreas encontra-se localizado por trás do estômago e, pelo fato de se situar em uma zona tão profunda do abdômen, é muito complicado apalpá-lo. Está localizado na mesma altura que a segunda e terceira vértebras lombares.

Qual é a função do pâncreas - O que é o pâncreas e onde está?

Função exócrina

A primeira função do pâncreas é a exócrina, isto é, que segrega enzimas no tubo digestivo para facilitar a decomposição dos alimentos que ingerimos. Estas substâncias encontram-se no suco pancreático e passam para o intestino delgado ou duodeno através de uma série de condutos.

Este suco tem um pH alcalino e seus principais componentes são bicarbonatos, água e enzimas como amilase, esterase, nuclease, além de enzimas proteolíticas. Diariamente podemos chegar a segregar entre 1.000 e 1.500 cm³ de suco pancreático.

Função endócrina

Por outro lado, o pâncreas também cumpre uma função endócrina, de maneira que segrega hormônios na corrente sanguínea como a insulina, o glucagon e a somatostatina. A secreção endócrina produz-se nas ilhotas de Langerhans, isto é, em cúmulos de células α e β (alfa e beta) que se encontram repartidas por todo este órgão. Estes hormônios são os encarregadas de regular os níveis de glicose no sangue: a insulina diminui o açúcar e o glucagon o aumenta.

Além disso, esta glândula também contém células δ (delta) que são as produtoras de somatostatina que controla a segregação dos outros dois hormônios.

Mais informação sobre o pâncreas

Como já terá deduzido após a explicação a respeito das funções do pâncreas, a importância deste órgão é vital e, portanto, deveremos fazer todo o possível para cuidar do pâncreas.

Do mesmo modo, às vezes pode ser complicado detectar condições e patologias pancreáticas, por isso sugerimos-lhe consultar os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função do pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual é a função do pâncreas