Desenvolvimento do bebê no útero

Qual é a diferença entre zigoto e embrião

Qual é a diferença entre zigoto e embrião

No processo de reprodução de todos os seres vivos, inclusive no dos humanos, existem diferentes etapas durante o período de gestação em que o pequeno ser vivo muda de nome. No primeiro momento, a nova célula é conhecida como zigoto, depois passa a ser embrião e finalmente, feto. Portanto se quiser saber qual é a diferença entre zigoto e embrião, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre embrião e feto

Zigoto

O zigoto é a célula produzida como resultado da união entre o gameta masculino e o gameta feminino, formando uma nova célula de 46 cromossomas, 23 da mãe e 23 do pai. Podemos dizer então que se trata do óvulo fecundado pelo espermatozóide.

Deste modo, no ciclo de reprodução, corresponde à primeira etapa da vida e no DNA já se encontra toda a informação sobre as características físicas, funcionais, de conduta, etc. Ainda assim, o zigoto só dura umas 24 horas; após este tempo, produz-se a primeira segmentação celular e começa o processo embrionário.

Qual é a diferença entre zigoto e embrião - Zigoto
Imagem: ugr.es

Embrião

Portanto, quando falamos de embrião, referimos-nos ao ser vivo durante a segunda etapa da gestação: o período embrionário. É durante ela que as características morfológicas da espécie vão sendo adquiridas, e no caso dos humanos, dura até a 8ª semana de gestação.

É a partir deste momento quando se produz o processo de divisão celular e o aumento do número de células que passarão a formar os órgãos e tecidos do novo ser vivo. Além disso, começará a tomar forma e será o começo da etapa fetal (quando todos os órgãos já existirem), para iniciar a formação das extremidades e se converter em feto. Você pode ampliar esta informação no nosso artigo sobre qual é a diferença entre embrião e feto.

Qual é a diferença entre zigoto e embrião - Embrião

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre zigoto e embrião, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gabriela
podia esplicar melhor as coisas
Imagem: ugr.es
1 de 3
Qual é a diferença entre zigoto e embrião