Educação Religiosa

Qual é a diferença entre seita e religião

Qual é a diferença entre seita e religião

Quando se fala de crenças espirituais, costuma-se ouvir dois termos: a religião e as seitas, estas últimas carregadas de uma conotação negativa que nem sempre é correta. Sabemos que são diferentes, masqual é a diferença entre seita e religião? Em que aspectos se distinguem? Se quiser saber mais a respeito deste interessante tema, em umComo explicamos como diferenciá-las.

Também lhe pode interessar: O que é o Islã

Religião

Entende-se por religião um conjunto de crenças e dogmas marcados por normas que regem o comportamento social e individual daqueles que professam a fé. A religião inclui a prática de rituais e o respeito por determinadas regras presentes na vida dos crentes.

Este conjunto de crenças é de caráter massivo, regendo milhões de pessoas no mundo. Assim podemos encontrar religiões com um grande número de seguidores como é o caso do catolicismo, o cristianismo, o judaísmo, o budismo ou a religião muçulmana.

Mas então o que são as seitas?

Seita

Uma seita é um movimento religioso minoritário que normalmente surge como uma independência de outra religião. Um bom exemplo disto é o cristianismo, que inicialmente era considerado uma seita proveniente do judaísmo, se diferenciando deste último ao professar crenças novas e diferentes. Após séculos e séculos, quando, o cristianismo se converteu em uma fé com um grande número de seguidores, então foi aceite como religião.

As seitas derivam-se normalmente das religiões, mas incluem crenças diferentes à original, outros líderes espirituais e inclusive diferentes livros sagrados. Caracterizam-se também por seu caráter exclusivo na hora de aceitar novos membros e por contar com rituais diferentes em relação à religião mãe original, para muitos podem ser considerados como inadequados, daí sua conotação negativa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre seita e religião, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
maria nunes
gostaria de saber porque os adventistas do 7 dia sao considerados seita
A sua avaliação:
ronaldo
seita é uma religião que é contra a doutrina dos apóstolos que foi dada pelo espirito santo, eles
crê no espirito santo mas não obedece a doutrina de Cristo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ronaldo! Obrigada pelo seu comentário!
Prof. Araújo - Brasilia DF
Vamos entender as diferenças entre seita e religião. Apesar de ambas possuírem seguidores, há diferenças pequenas entre elas. Vamos entender certeira e definitivamente cada uma: Seita A seita deriva de um termo que vem do latin “secta” que significa seguidor, todo grupo que segue uma determinada corrente seja ela religiosa, política, musical entre outros ramos são designados com indivíduos de uma seita, esses grupos por defenderem uma ideia, ou pessoa específica muitas vezes são julgados por algumas religiões. Na época em que os pensadores gregos viviam naquela região da Europa, a palavra para definir esses grupos era heresia que no grego seria háiresis, traduzindo significa escolha, tomar partido, corrente de pensamento. Anos depois passou a ser designada para o latim se transformando em secta. Religião A religião no geral é seguida por um grupo de pessoas que acreditam em Deus, ou entidades divinas, seguindo crenças culturais, visões do mundo segundo a doutrina de cada uma dessas religiões, cada uma das religiões estipula como seus seguidores devem se portar diante da sociedade, fazem com que o homem que crê entre em contato com o divino, cada um da sua maneira. Em algumas religiões não são aceitos os costumes de pessoas que estão fora do convívio social dela. Desde os primórdios da religião essa divisão religiosa ocorre, em alguns casos religiões afro descentes, centro americana, japonesas, chinesas, anglo saxônicas e seitas são taxadas de malignas ou inferiores por não seguirem os padrões religiosos e ritualísticos impostos pelo cristianismo, islamismo, budismo, hinduismo, xamanismo e outras tantas, que foram das primeiras religiões a existirem na vida das pessoas. A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo budismo e que exprime a ideia de uma lei divina e eterna. Rita relaciona-se também com a primeira manifestação humana de um sentimento religioso, a qual surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade. Nesse sentido, a adoração à Deusa mãe, à Mãe Terra ou Mãe Cósmica estabeleceu-se como a primeira religião humana. Em torno desse sentimento formaram-se sociedades matriarcais centradas na figura feminina e suas manifestações. Cada uma das civilizações antigas representaria a Deusa, com denominações variadas: Têmis (Gregos), Nu Kua (China), Tiamat (Babilônia) e Abismo -(Bíblia).
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Professor! Muito obrigada por comentar e pelo esclarecimento :)
Qual é a diferença entre seita e religião