Linguagem corporal

Qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 fevereiro 2020
Qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal
Imagem: manuelgross.bligoo.com

Existem dois tipos de comunicação dentro das relações entre pessoas. Por um lado temos a comunicação verbal, e por outro a comunicação não verbal ou comunicação gestual. É verdade que a principal diferença entre elas é que uma é auditiva e a outra não, existem alguns pontos interessantes para poder compreender um pouco melhor qual é a diferença entre a comunicação verbal e não verbal.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre á à há e a
Passos a seguir:
1

A comunicação verbal é talvez a primeira que aprendemos a controlar; e muito antes de aprender as palavras e formar frases com elas, os humanos começam a comunicar com sons, tais como gritos, prantos ou risos. É algo quase inato que pouco a pouco vai se modificando e se adaptando mediante os ensinos desde a creche até ao colégio.

2

Para saber qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal, devemos saber que a comunicação não verbal está completamente relacionada com a linguagem corporal das pessoas; e muitas vezes, nosso corpo se comunica com o resto das pessoas de forma involuntária, mediante determinados gestos ou posturas que são difíceis de controlar.

3

Segundo os estudos, quase setenta por cento do que comunicamos fazemos mediante a linguagem não verbal. Através de olhares, expressões e gestos. Por isso é muito importante ter isso em conta.

4

Nossa linguagem corporal pode apoiar a nossa linguagem verbal ou pelo contrário contradizê-la, por este motivo, é muito interessante ter conhecimento sobre estes temas. Desta forma, saberemos identificar os gestos mais típicos quando alguém mente, quando alguém se sente atraído, etc. Leia aqui como interpretar a linguagem corporal.

5

Que sinais podem ser considerados como linguagem não verbal? A verdade é que são muitos fatores desde o tom de voz, nossa cor de rosto, a posição das mãos, braços ou o tronco e inclusive a direção para onde olhamos quando contamos algo.

Tudo é susceptível de ser estudado, e ainda que pareça complexo, estes sinais podem ser controlados. Assim, podemos tentar adequar nossa linguagem corporal para nos mostrar mais seguros em uma entrevista de trabalho, por exemplo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: manuelgross.bligoo.com
Qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal