Biologia

Qual a importância da água para os seres vivos

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 15 abril 2021
Qual a importância da água para os seres vivos
Imagem: vk.com

A água ocupa aproximadamente 3/4 de toda a superfície terrestre. Essa massa de água compõe os oceanos, os mares, os rios os lagos e, em menor escala, os sedimentos, a atmosfera e os seres vivos. Sem água, a vida seria impossível, por isso a sua importância para os seres vivos é extremamente vasta. Apesar de ser encontrado em abundância no nosso planeta, este recurso é limitado: apenas 4% da água é própria para consumo. Considerando os 7 biliões de pessoas que habitam a Terra, é fundamental apostar num uso sustentável e inteligente. Um dos maiores desafios do milênio é, e será, economizar água para as gerações presentes e futuras. Se procura saber qual a importância da água para os seres vivos, continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os principais ramos da biologia

Índice

  1. Funcionamento e manutenção do corpo humano
  2. Irrigação de campos agrícolas
  3. Funcionamento de ecossistemas
  4. Formação de chuvas e umidades do ar
  5. Conclusão

Funcionamento e manutenção do corpo humano

A água é o principal (e mais abundante) componente dos seres vivos. O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água que está presente em líquidos orgânicos como o sangue.

Sem este líquido vital, o corpo só funciona por alguns dias. A perda corporal de 20% de água pode causar a morte, enquanto uns meros 10% já provocam danos graves.

O corpo humano perde água por diferentes vias: através dos rins, como urina; como parte das fezes; através da respiração e da transpiração. Observar a cor da nossa urina é suficiente para determinar se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando o nível de hidratação está abaixo do ideal, os rins tentam compensar conservando água, concentrando a urina.

Um baixo consumo de água aumenta o risco de cálculos nas bexiga e nos rins. Um homem de 70 kg deve ingerir, diariamente, 2,5 L de água. Os sucos, chás e alimentos podem conter água, mas o líquido no seu estado puro é preferível.

Dica: Acesse esse artigo para saber como beber mais água diariamente.

Qual a importância da água para os seres vivos - Funcionamento e manutenção do corpo humano

Irrigação de campos agrícolas

Para que o ser humano tenha alimento, é necessário cultivar cereais e criar gado. A agricultura é um processo que exige rega regular para que os alimentos possam crescer.

No caso da pecuária, vemos a óbvia necessidade de água para irrigar os campos de pasto e saciar a sede dos animais.

Assim sendo, sem água, não existe comida para a população mundial.

Qual a importância da água para os seres vivos - Irrigação de campos agrícolas
Imagem: reddit.com

Funcionamento de ecossistemas

Na maioria dos animais, as funções vitais só se realizam na presença de água. A água elimina substâncias dos organismos e regula a temperatura do corpo através da transpiração. No caso dos organismos aquáticos, o alimento e o ar que respiram vem da água.

No caso das plantas, a água é necessária para que possam fabricar o seu alimento através da fotossíntese. As plantas absorvem água pelas raízes e eliminam através das folhas, num processo chamado de evapo-transpiração.

Qual a importância da água para os seres vivos - Funcionamento de ecossistemas
Imagem: fpe.ph

Formação de chuvas e umidades do ar

A evaporação da água doce das principais fontes hídricas - represas, açudes, lagos e rios - é essencial para que se possam formar chuvas e umidades no ar.

O ciclo hidrológico determina o clima na Terra, sendo responsável pela circulação de energia na atmosfera.

Qual a importância da água para os seres vivos - Formação de chuvas e umidades do ar
Imagem: wall321.com

Conclusão

Tendo em consideração a importância da água pelos motivos acima listados, deve existir um plano de gestão sustentável de água em casa casa.

Confira o artigo do umComo que trata o reaproveitamento e a gestão cuidada deste precioso recurso natural: Como economizar água na escola

Faça a sua parte e ajuda a proteger o mundo da escassez de água!

Qual a importância da água para os seres vivos - Conclusão
Imagem: tritontv.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a importância da água para os seres vivos, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vk.com
Imagem: reddit.com
Imagem: fpe.ph
Imagem: wall321.com
Imagem: tritontv.com
1 de 6
Qual a importância da água para os seres vivos