Ouro

Qual a diferença entre banhado e folheado a ouro

Qual a diferença entre banhado e folheado a ouro

Você alguma vez se perguntou qual era a diferença entre as peças banhadas, folheadas ou chapeadas a ouro? ou a qualquer outro metal?

Existe um processo por traz disso, hoje em dia é muito usado por joalherias para vender jóias mais bonitas e caras mas antigamente era um pouco diferente. Existiam também as jóias e artefatos, porém, muitas religiões e antigas civilizações consideravam o ouro um metal sagrado e perfeito e por isso suas igrejas, templos, são quase que sempre folheados a ouro, pois naquela época ainda não existia o processo de banhar.

Neste artigo umComo te explica qual a diferença entre banhado e folheado a ouro.

Também lhe pode interessar: Qual é a densidade do ouro puro

Folheado ou chapeado

O processo de folhear ou chapar consiste na aplicação de uma camada fina de ouro sobre o metal que será usado como base, por forte compressão essa camada adere definitivamente sobre a base, por isso também é chamado de chapeado.

Infelizmente, esse processo tem sido deixado de lado pois a sua aplicação não é tão abrangente, uma vez que para aderir melhor aos metais bases eles teriam que ser o mais plano possível. Por isso, ultimamente é mais usado para canetas, chapas, objetos sem ressaltos e o mais plano possível. O folheamento a ouro era muito utilizado no movimento da arte barroca, em igrejas ou tempos.

Banhado a ouro

O banhado a ouro é um processo completamente diferente do folheado, e é chamado assim por que você literalmente banha a joia ou objeto.

O processo consiste em mergulhar o metal-base que pode ser de prata, bronze, latão ou níquel em uma solução de sais de ouro e depois, ligá-lo numa corrente elétrica. Ao seu lado é mergulhada uma barra de ouro que por sua vez, é ligada ao outro pólo da corrente elétrica e desta forma é realizado o transporte através de ouro líquido fazendo-o se unir ao metal-base.

Este processo também pode ser feito com muitos outros metais como prata, ródio, níquel, cromo e cobre (como é o caso das peças cromadas, prateadas, etc..) o tempo de imersão depende de cada metal para se conseguir uma boa afixação. No caso do ouro, essa camada pode ser mais ou menos espessa dependendo do tempo de mergulho, uma boa douração tem uma espessura de cerca de 0,02 mm, que pode parecer muito pouco mas é o suficiente para se ter uma peça muito bonita. Para esta medida costumamos dizer 20 microns ou milésimos, existem peças com valores de menos de 5 microns que já podem ser consideradas bijouterias de boa qualidade e duração.

Atualmente, como foi dito, o processo de folhear perdeu um pouco a sua credibilidade para o processo de banhar, pois ele é mais fácil e eficiente, podendo banhar inúmeras peças de uma só vez, deixando o processo de folhear quase extinto das lojas e joalherias.

Qual a diferença entre banhado e folheado a ouro - Banhado a ouro
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre banhado e folheado a ouro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
NILSON LIMA MAIA
ESTOU QUERENDO COMPRA UM RELÓGIO TODO DOURADO,TEM NO MERCADO FOLEADO E BANHADO A OURO 18 , QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO? FOI MUITO ÚTIL A EXPLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO DE BANHADO E FOLEADO MUITO OBRIGADO.
pedro
Gostaria de saber o que é exatamente "plaquet de ouro" em um relógio de pulso, por exemplo. Obrigado.
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
1 de 2
Qual a diferença entre banhado e folheado a ouro