Dúvidas da Língua Portuguesa

Qual a diferença entre á à há e a

Qual a diferença entre á à há e a
Imagem: brasilescola.com

A dúvida entre qual destes palavras usar em determinados momentos é algo muito comum. Isso porque estas possuem o mesmo som e pronúncia. Porém, é preciso aprender que suas grafias são diferentes, bem como o sentido em que são empregadas.

Para você aprender qual a diferença entre à á há e a, o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre como usar cada uma destas palavras e eliminar suas dúvidas. Afinal, nem sempre é fácil decorar as regras da gramática portuguesa do Brasil.

Índice

  1. Como usar “à”
  2. Como usar “á”
  3. Como usar “há”
  4. Como usar “a”

Como usar “à”

Este “à” é usado quando há a necessidade de empregar uma crase, que nada mais é do que a junção da preposição “a” com o artigo “a” ou pronomes (aquela, aquele, aquilo ou as quais). Na grafia, esta fusão é representada pelo acréscimo de um acento grave e assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.

Para saber quando usar crase na frase, uma dica é substituí-la por “ao” e, no lugar do substantivo feminino da sua frase, usar um masculino. Isso serve para você verificar se o contrário também é verdadeiro. Ou seja, caso essa preposição “ao” seja aceite sem prejudicar o sentido, então significa que a crase “à” também será aceita, concordando com o substantivo feminino.

Alguns exemplos são: fui à farmácia. Substituindo por “ao”, podemos inventar um exemplo similar: fui ao médio. Foi provado na substituição que o “ao” está acordo. Logo, o uso da crase está correto. Outro exemplo seria: assisti à peça de teatro. Substituindo por “ao”, podemos inventar o exemplo: assisti ao filme.

Uso obrigatório da crase: antes de indicar horas e medidas. Por exemplo: às vezes, à noite, à medida que e às três da tarde.

Casos em que a crase não deve ser usada: antecedendo palavras masculinas, verbos, pronomes pessoais, nomes de cidade que não tenham artigo feminino e expressões repetidas (exemplo: dia a dia).

Como usar “á”

É possível que você fique na dúvida entre o acento agudo “á” e o acento craseado, que é o contrário do agudo “à”. Lembre-se que o “á” não existe. Ele é apenas usado para acentuar uma sílaba tônica de uma palavra, e nunca sozinho.

Exemplos: árvore, água.

Como usar “há”

Quando você quiser se referir ao tempo corrido, que ficou no passado, deverá usar a forma “há”. Este também pode ser substituído por “faz”. Desta forma, se tiver dúvidas quando ao seu uso, pode sempre recorrer pela substituição para testar se o uso é ou não correto.

Por exemplo, ambas as frases a seguir estão corretas: há dez anos que não venho aqui ou faz dez anos que não venho aqui.

Como usar “a”

Se você não está se referindo ao tempo passado, o correto é usar a preposição “a”. Neste caso, o uso é diferente do “há” porque não se assinala o tempo que já passou, mas sim um intervalo de tempo, compreendido entre o ponto de partida e de chegada. A preposição “a”, em oposição ao passado de “há”, se trata na verdade de um futuro que está para acontecer.

Outra forma de usar a preposição “a” é quando necessitar se referir à distância. Por exemplo: estamos a um quilômetro da capital ou moro a mil metros daqui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre á à há e a, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
WN
Muito bom! Era pra ter aprendido isso há uma década...
Editor umComo.com.br
Oi WN! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Andressa Souza
Ótima explicação!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Andressa! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: brasilescola.com
Qual a diferença entre á à há e a