Anatomia Humana

Quais são os principais músculos do corpo humano

Quais são os principais músculos do corpo humano
Imagem: firmefisio.blogspot.com.br

Deseja saber quais os principais músculos do corpo humano? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! O corpo humano é constituído por diversos tipos diferentes de grupos musculares que auxiliam na estabilidade corporal e no preenchimento do nosso corpo (eles ligam nossos ossos ao sistema nervoso). Os músculos do nosso corpo são formados por um grupo de tecidos, estes tecidos contribuem para a contração e distensão de diversas células responsáveis pelos movimentos corporais.

Também lhe pode interessar: Quais são as extremidades do corpo humano

Índice

  1. Como os músculos se contraem
  2. Conheça os tipos de músculos existentes em nosso corpo
  3. Confira os principais músculos do corpo humano

Como os músculos se contraem

A contração dos músculos ocorre por meio de impulsos elétricos que são enviados pelo sistema nervoso central por intermédio dos nervos, estes estímulos fazem com que haja entrada de sódio dentro do músculo, saída de potássio e saída de cálcio que agem permitindo um deslizamento das moléculas que fazem parte do músculo (miosina e actina), desta forma ocorre a contração dos mesmos.

Quais são os principais músculos do corpo humano - Como os músculos se contraem
Imagem: clubdofitness.com.br

Conheça os tipos de músculos existentes em nosso corpo

Os músculos existentes em nosso corpo são divididos em:

1. Músculo liso ou não estriado: estes músculos apresentam um tipo de contração lenta e realizada de forma voluntária, como por exemplo os músculos presentes em nosso estômago, fígado, intestino, pele, vasos sanguíneos e em nosso sistema excretor (ele realiza movimentos peristálticos) e outros.

2. Músculo estriado esquelético: estes músculos estão ligados ao nosso sistema esquelético, eles são conectados aos ossos por meio de tendões. Eles realizam movimentos fortes e do tipo voluntário. Por exemplo: os músculos presentes em nosso braços, pernas, mãos e pés.

3. Músculo estriado cardíaco: músculo presente em nosso coração, ele realiza contrações fortes e vigorosas do tipo involuntárias (não são controladas por nós).

Quais são os principais músculos do corpo humano - Conheça os tipos de músculos existentes em nosso corpo
Imagem: rius.net.br

Confira os principais músculos do corpo humano

Cada grupo de músculos é formado por diversos feixes musculares que possuem nomes específicos.

Cada músculo de nosso corpo possui uma função e desempenha uma ação específica que torna todo o desemprenho corporal conjunto e eficaz. Os músculos estão presentes em todo o nosso corpo.

Embora muitas pessoas associem os músculos a beleza e a estética corporal, fazendo com que eles se tornem maiores e mais definidos por meio de suplementos e malhação, eles possuem outros papéis muito importantes em nosso organismo.

Os músculos são responsáveis pelos nossos movimentos, eles fazem parte do nosso sistema locomotor, fazendo com que ele seja ativo por meio da ligação com o sistema nervoso e ossos.

Mesmo quando não estamos em movimento, os músculos estão agindo em nosso organismo. A ação deles pode ser observada em um mero piscar de olhos, na respiração, no batimento cardíaco e em outras atividades recorrentes em nosso organismo.

O corpo humano possui vários músculos, ao todo são aproximadamente de 600 músculos que formam grupos. Estes grupos musculares consistem em:

  • Músculos presentes na cabeça e pescoço;
  • Músculos presentes na região torácica e abdominal;
  • Músculos presentes nos membros superiores de nosso corpo (braço, antebraço e mãos);
  • Músculos dos membros inferiores de nosso corpo (coxas, pernas e pé).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os principais músculos do corpo humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Não deixe de comentar, a sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Pamela da Silva
os musculos do corpo humano são formados em vários grupos muscolares ,a fancao do corpo tem varias funções possui vários músculos ao máximo 600 grupos musculares
Renata
Explique os componentes anatômicos do músculo esquelético resumidamente
Imagem: firmefisio.blogspot.com.br
Imagem: clubdofitness.com.br
Imagem: rius.net.br
1 de 3
Quais são os principais músculos do corpo humano