Fases da Lua

Quais são as fases da lua em ordem

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as fases da lua em ordem

A lua gira à volta da terra apresentando diferentes aspectos visuais de acordo com a sua posição em relação ao sol. Esta interação entre os movimentos do sol, da lua e da própria terra, dá lugar às lunações. Durante um ano, a lua realizará treze lunações, tendo em cada uma delas uma duração de 29 dias. Estas lunações estão divididas nas fases ou quartos de lua. Mas quais são as fases da lua em ordem? Em umComo.com.br mostramos-lhe.

Também lhe pode interessar: De onde vem o brilho da Lua
Passos a seguir:
1

A lua nova ou primeiro quarto, é uma fase da lua que se produz quando o sol e a lua se encontram em conjunção, isto é, nos mesmos graus. Portanto, a lua não é visível, pois se eleva no horizonte junto ao sol.

2

A lua crescente ou segundo quarto, é quando o sol e a lua estão em um ângulo de 90 graus. Nestes momentos poderemos observar a lua como um D ou uma meia lua. Isto deve-se porque o sol é capaz apenas de iluminar uma face da lua. Do mesmo modo, esta se eleva ao meio-dia e se oculta à meia noite.

3

A lua cheia ou terceiro quarto, é a fase da lua que ocorre quando o sol e a lua estão em oposição, quando ambos guardam uma distância de 180 graus. Durante esta fase lunar, o sol ilumina de frente toda a face da lua. Portanto, vemos uma lua completamente redonda que aparecerá ao anoitecer e que se elevará durante toda a noite.

4

Por último, temos a fase da lua chamada lua minguante. Ela ocorre quando o sol e a lua se encontram em um ângulo de 90 graus outra vez. Desta vez, a face que se ilumina é a outra, formando assim em vez de um D um C. Durante esta fase da lua, a mesma eleva-se à meia noite e atinge sua posição mais alta durante o amanhecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as fases da lua em ordem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são as fases da lua em ordem