Alimentação infantil

Por que meu bebê não ganha peso?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu bebê não ganha peso?

Existem algumas razões normais para que o bebê perca um pouco de peso depois de nascer, as quais não representam perigo para a sua saúde. No entanto, isso pode ser um sinal de que algo está errado. Portanto, para o ajudar a responder a dúvida por que meu bebê não ganha peso? O umComo.com.br reuniu informações para as possíveis causas dessa situação.

Também lhe pode interessar: Por que meu bebê chora dormindo

Passos a seguir:

1

Embora seja comum que depois de nascer o bebê perca até 10% do seu peso inicial, o fato dele não ganhar algumas gramas pode ser em decorrência da má nutrição nos primeiros dias de vida. Devido à adaptação ao mundo exterior ao útero pela qual o bebê passa depois de nascer e ao tempo que a mãe pode levar para produzir o leite e o bebê a sugá-lo adequadamente é possível que demore até uma semana para ele recuperar o peso que perdeu. Após esse período, deve começar a engordar 30 gramas em média, por dia.

Por que meu bebê não ganha peso? - Passo 1
2

Mas se o bebê não ganha peso o primeiro motivo a ser investigado é se a mãe está produzindo a quantidade necessária de leite para que o seu filho se alimente de forma adequada. No entanto, é preciso considerar que mesmo que a mãe produza pouco leite em um primeiro momento isso não é razão para preocupação, pois da mesma forma nas primeiras semanas de vida o bebê precisa de menos leite materno para se sentir satisfeito. Após duas semanas, a sua fome duplica.

Para ter uma correta alimentação durante a amamentação confira nossas recomendações de alimentação durante a amamentação.

3

Para garantir a produção suficiente, a mulher deve se alimentar bem e hidratar-se com frequência. Também é essencial que esteja tranquila e confortável ao dar de mamar, assim, não corre o risco de um bloqueio hormonal que impeça de soltar o leite. Se a mãe tem leite suficiente até ao momento que o bebê para de mamar porque está satisfeito, então, é bem provável que ele esteja ganhado o peso que precisa. Por isso, não dá para fazer comparações e se preocupar se o seu filho só mama durante cinco minutos, enquanto outros bebês mamam por 15.

No nosso artigo pode conferir como saber se o seu bebê tomou leite suficiente.

4

A criança que demora mais pode estar com dificuldade de sugar o leite, o que ela também aprende com o tempo e se isso estiver acontecendo pode não estar recebendo a quantidade suficiente de nutrientes que precisa. Se os seios da mulher estiverem cheios de leite, a ponto de ficarem doloridos por causa da rigidez, pode ser difícil para o bebê sugar de modo correto. Assim, o que se tem que fazer é esvaziar um pouco as mamas.

5

Outra forma de saber se o bebê está mamando o suficiente é ao verificar a quantidade de xixi que faz. Se for pouca pode ser que não esteja se alimentando bem. Além da alimentação insuficiente, outra razão para o bebê não ganhar peso é se ele estiver com uma infecção, o que é comum acontecer quando a bolsa rompe antes de um dia do bebê nascer. Nesse caso, ele pode ter se contaminado ao ser exposto a uma grande quantidade de bactérias. O problema é identificado ainda devido a sintomas como febre e apatia.

6

Existe mais um motivo que pode prejudicar o ganho de peso do bebê, que são os problemas de formação do intestino. É o caso da estenose hipertrófica de piloro, que ocorre quando há um estreitamento entre o estômago e uma parte do intestino, prejudicando o trajeto normal do leite. Assim, o recém-nascido vomita depois das mamadas, resultando em desnutrição e desidratação. Além de dor o problema pode ser diagnosticado por uma saliência na barriga do bebê. É preciso realizar exames pra confirmar o caso e fazer tratamento cirúrgico.

Por que meu bebê não ganha peso? - Passo 6
7

Semelhante a isso é o refluxo, que é mais comum quando a criança completa um mês de vida. Nesse caso, o leite é regurgitado porque não fica no estômago, devido à falha na válvula que existe entre o esôfago e o estômago e evita que os alimentos voltem. Além de perda de peso esse problema é responsável por dores abdominais e problemas respiratórios. Para evitar isso é necessário que o bebê fique na posição semi sentada ao mamar, durma com a cabeça elevada levemente e tenha mamadas mais curtas e frequentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu bebê não ganha peso?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu bebê não ganha peso?