Ler um romance

Por que ler é importante?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 abril 2020
Por que ler é importante?

A leitura é um bom método de evasão, diversão e cultura. É uma ferramenta que temos à mão e que nos permite educar a nossa mente, ao mesmo tempo que nos traz diferentes perspectivas e imagens que ajudam a nutrir o nosso intelecto. Como se fosse pouco, ler também relaxa e nos distrai da rotina e dos nossos problemas, absorvendo um mundo paralelo carregado de histórias, dramas, comédias ou fantasias que às vezes, inclusive, chegam a causar-nos um vício saudável. Ler é cultura e é muito bom para o nosso cérebro. Quer saber mais? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br que preparamos para você. Vamos lhe explicar por que ler é importante, contando alguns dos segredos e motivos pelos quais a leitura é, sem dúvida, uma atividade apaixonante, benéfica e satisfatória. Algo cientificamente comprovado!

Também lhe pode interessar: Palavras para ler

Índice

  1. Exercita o nosso cérebro
  2. Capacidade de crítica e análise
  3. Estimula a aprendizagem
  4. Maior concentração
  5. Relaxamento
  6. Entretenimento
  7. Aumenta o apelo sexual

Exercita o nosso cérebro

Dos primeiros motivos pelos quais a leitura é uma atividade importante é porque graças a ela o cérebro se mantém em forma. Ler estimula a função cerebral, assim como o fluxo sanguíneo neste órgão, o que ajuda a aumentar a nossa concentração, atenção e memória.

Graças a esta ginástica cerebral poderíamos, inclusive, prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.

Por que ler é importante? - Exercita o nosso cérebro

Capacidade de crítica e análise

A leitura é cultura e nos dá um sentido crítico e analítico. Graças à leitura, somos capazes de descobrir diferentes perspectivas, ampliar os nossos pontos de vista e acessar e aprofundar em mundos desconhecidos, paralelos, outras realidades, outros pensamentos e sentimentos.

Lendo podemos ver o mundo - ou os mundos - com outros olhos. Este fato nos traz uma riqueza cultural e empática gigante.

Estimula a aprendizagem

O hábito da leitura ajuda a melhorar as nossas habilidades neste âmbito. O que isso significa? Que se você ler com mais frequência será capaz de ler mais rápido, mais palavras por minuto. Este ponto é importante principalmente para as crianças, pois a aprendizagem será bem mais simples para elas e o cérebro se desenvolverá com mais facilidade.

Além disso, com a leitura também se desenvolvem aptidões criativas e analíticas.

Por que ler é importante? - Estimula a aprendizagem

Maior concentração

Sabe que as pessoas que não estão acostumadas a ler perdem a concentração mais rápido? Este é um dado cientificamente comprovado.

Se uma pessoa tem o hábito de ler, seu nível de concentração não só aumenta durante a leitura, mas também melhora esta habilidade em muitos outros aspectos da vida; desde a escola para as crianças, os estudos para os mais velhos, o trabalho ou uma simples conversa.

Relaxamento

Ler é uma boa maneira de relaxar nosso corpo e também a nossa mente e, hoje em dia, este oásis de paz é necessário para otimizar o nosso descanso.

A leitura nos permite aproveitar um momento de pausa e evasão. A leitura pode reduzir nosso nível de estresse, sempre que for um hábito com consciência e feito de forma contínua. Mantenha o corpo e a mente relaxada enquanto devora um bom livro.

Por que ler é importante? - Relaxamento

Entretenimento

Não devemos esquecer que a leitura é um prazer, uma boa forma de entretenimento e diversão.

Além disso, é uma atividade barata e que pode ser realizada em qualquer momento e em qualquer lugar. Como se fosse pouco, com este momento de lazer obteremos, também, novos conhecimentos. São só vantagens!

Aumenta o apelo sexual

Mais inteligente, mais culto/a e mais sexy. Sim! É isso mesmo! A leitura contribui para aumentar o nosso apelo sexual, pois nos transforma em pessoas com um conhecimento maior, com mais cultura e inteligência, todos eles atributos imprescindíveis para muitos na hora de procurar um parceiro/a.

Por outro lado, ao aumentar a nossa capacidade de entendimento também será maior a nossa inteligência emocional, o qual nos torna seres sexualmente mais atraentes.

Por que ler é importante? - Aumenta o apelo sexual

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ler é importante?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que ler é importante?