Cultura Britânica

O que significam as cores da bandeira de Inglaterra

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 fevereiro 2019
O que significam as cores da bandeira de Inglaterra

A bandeira de Inglaterra é um dos símbolos oficiais da Inglaterra, e é também conhecida como "Union Jack" ou "Union Flag". Esta bandeira tem como cores o branco, o azul e o vermelho e é o resultado da sobreposição de três elementos - a cruz de São Jorge, a cruz de São Patrício e a cruz de Santo André. Ao longo dos anos, o país evoluiu e mudou. Na bandeira, também verificamos esta mudança ao longo dos anos, em que cada detalhe representa um pedaço de história do país. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que significam as cores da bandeira de Inglaterra.

Também lhe pode interessar: Qual o significado da bandeira da Espanha

História

A bandeira de Inglaterra consiste numa cruz de São Jorge vermelha num fundo branco. A cruz de São Jorge faz referência ao santo patrono do país, que segundo a lenda, salvou uma princesa de um dragão e com o seu sangue fez um sinal da cruz no seu escudo branco. Com a morte da Rainha Elisabeth I, o rei James Vi da Escócia herdou o trono inglês e tornou-se o rei James I. Foi a união das coroas, mas não de duas nações, pois cada país continuou com o seu próprio parlamento. Mais tarde, o rei James I tentou combinar a Inglaterra e a Escócia como o Reino Unido da Grã Bretanha. Porém, esta lei recusada no Parlamento em 1604 e o rei auto proclamou-se como "Rei da Grã Bretanha". Em 1606 foi feita a "Union Flag", que representa a combinação entre a bandeira da Escócia e da Inglaterra. Em 1801, a Ata da União juntou a Irlanda, com a Escócia e a Inglaterra, criando a Union Jack que conhecemos hoje.

Union Jack

A Union Jack atual simboliza a união dos países que administram o Reino - a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda. Esta bandeira é o resultado da sobreposição das três bandeiras, umas sobre as outras. Assim, a bandeira é constituída por três elementos:

  • A cruz de São Jorge da bandeira de Inglaterra (vermelha no meio com fundo branco);
  • A cruz de Santo André da bandeira da Escócia (branca, com formato de cruz e com fundo azul);
  • E a cruz de São Patrício, que representa a Ilha da Irlanda (vermelha com formato de cruz com fundo branco).

A 1 de Maio de 1707, ocorreu a união das coroas da Inglaterra e da Escócia, dando origem ao Reino Unido da Grã-Bretanha, cuja bandeira uniu a cruz de São Jorge à cruz de Santo André. A união da Irlanda com a Grã-Bretanha, apenas se realizou em 1801, dando origem à adição da cruz de São Patrício.

Leia também: O que significa crush

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam as cores da bandeira de Inglaterra, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Olavo
MUITO BOM E BEM EXPLICADO VALEU Inglaterra e linda baandeira show .
A sua avaliação:
vs
obrigado foi util
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vs! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
us
na verdade vc explicou a bandeira do Reino Unido e não da Inglaterra. Mas mesmo assim a explicação me ajudou bastante , muito obrigada :)
Usuário anônimo
por que eu queria a bandeira da inglaterra
Menina anônima
eu queria o significado de todas as cores não queria o significado só da cor vermelha
Usuário anônimo
Não explica bem o significa das cores da bandeira de Inglaterra
O que significam as cores da bandeira de Inglaterra